Análise por elementos finitos dos contactos côndilo-fossa na substituição da Articulação Temporomandibular por Prótese total

comunicação oral de Investigação pré-clínica em Cirurgia oral não candidata a prémio de Pinto Borges, Oscar Carvalho, Bruno Henriques, António Ramos, Júlio Souza,

Autores
Não candidato a prémio

Introdução: Nos últimos anos, diversos materiais e designs têm sido avaliados na tentativa de melhorar o desempenho mecânico das próteses de substituição total da articulação temporomandibular (TMJ TJR). Independentemente do material, a carga efetuada pela mastigação está localizado numa pequena área de contato do conjunto côndilo-fossa TMJ TJR que resulta em elevadas tensões e taxa de desgaste dos materiais. De entre vários métodos de avaliação mecânica, a análise de modelos de elementos finitos (FEM) tem sido aplicada para prever a distribuição de tensões através de diferentes designs protéticos e materiais. Assim, os factores relacionados à carga , design e materiais podem ser avaliados antes da avaliação mecânica experimental.
Objetivos: O objectivo deste trabalho foi avaliar o comportamento biomecânico de diferentes modelos de côndilos TMJTJR em superfícies de UHMWPE.
Materiais e Métodos: Foram construídos modelos CAD tridimensionais de um contra-corpo de polietileno (UHWMPE) e de côndilos protéticos compostos de duas ligas diferentes (CoCrMo ou Ti6Al4V) e dois designs diferentes (esféricos ou anatómicos) usando o software COMSOLTM Multiphysics 5.3 (COMSOLTM Sweden). Foi construída uma Mesh com elementos tetrahédricos lineares livres, sendo a simulação realizada com 30 N de carga axial relativamente ao eixo central do conjunto TMJ TJR. O deslocamento total e as tensões de Von Mises foram analisados considerando a deformação dos componentes protéticos. O número de elementos de malha estáveis para os pares foram: CoCrMo anatómico- 54717, Ti6Al4V anatómico- 55251, CoCrMo esférico-75633, Ti6Al4V esférico- 75430.
Resultados: Os valores equivalentes da tensões de Von Mises encontrados no côndilo anatómico de CoCr foram os mais baixos entre todos os pares. As tensões mais elevadas localizaram-se a 1 mm à volta do centro do côndilo. O deslocamento total em todos os pares foi em torno de 0,02 mm e as tensões de Von Mises mais altas registradas no UHMWPE foram: 25,4 MPa para CoCr anatómico, 30,1 MPa para Ti6Al4V anatómico, 34,8 MPa para CoCr esférico e 29,5 MPa para Ti6Al4V esférico. Na verdade, o côndilo anatómico CoCrMo promoveu as tensões mais baixas contra as superfícies de UHMWPE.
Conclusões: O desenho anatómico da TMJ TJR não revelou nenhuma influência nas tensões de contacto nos côndilos à base de titânio. No entanto, o design anatómico do TMJ TJR, com raio maior, proporcionou uma área de carga maior, levando a tensões de contacto menores que podem ser benéficas para diminuir a taxa de desgaste dos materiais protéticos.

 

comunicação oral nº Cirurgia oral, 11/4/2021 ()11h30 no Auditório D

 

Pinto Borges (Autor apresentador), Instituto Universitário de Ciências da Saúde – CESPU

Oscar Carvalho (Co-autor), Universidade do Minho

Bruno Henriques (Co-autor), Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis

António Ramos (Co-autor), Universidade de Aveiro

Júlio Souza (), Instituto Universitário de Ciências da Saúde – CESPU

(),

Congresso da OMD 2021
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.