Jair Carneiro Leão

Manifestações gengivais de patologia sistêmica

  • Jair Carneiro Leão é Coronel Dentista da PMPE e Professor Titular da Universidade Federal de Pernambuco. Em nível internacional é Honorary Professor da University College London e Diplomat da European Association of Oral Medicine.
  • Graduado em Odontologia pela UFPE em 1990, fez o Mestrado (1996), Doutorado (1999) e por duas vezes Pós-Doutorado no Eastman Dental Institute da Universidade de Londres em 2004 e 2012.
  • É membro da Academia Pernambucana de Ciências e no ano de 2011 recebeu o prêmio Medalha Pannaim como Estomatologista do ano do Sindicato dos Odontologistas do Estado de São Paulo.
  • Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Estomatologia e Patologia Oral (SOBEP) no biênio 2009-2010 e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFPE.
  • É atualmente membro da Comissão de avaliação de projetos na área de Saúde da FACEPE e Editor Revisor da revista científica Oral Diseases.

Nacionalidade: Brasil

Áreas científicas: Medicina oral

10 de novembro, de 10h00 às 11h30

Auditório B

Resumo da conferência

A cavidade oral desempenha um papel crítico em numerosos processos fisiológicos, incluindo digestão, respiração e fala. A boca está freqüentemente envolvida em patologias que afetam a pele e/ou outros sistemas, mas também é afetada por muitas patologias sistêmicas.

O envolvimento oral pode preceder ou acompanhar o aparecimento de achados em outros locais. O objetivo da presente palestra é fornecer uma visão geral das condições que podem dar origem a um aumento da prevalência, incidência ou gravidade das manifestações gengivais de patologias sistêmicas, incluindo efeitos colaterais do uso de certas drogas, ex.: nifedipina, ciclosporina e dilantina; doenças inflamatórias, autoimunes e/ou imunomoduladas, incluindo Crohn´s, pênfigo vulgar, MMP, eritema multiforme e líquen plano; doenças infecciosas tais como as causadas por HSV, VZV, HPV, HIV e KSHV; além da malignidade, incluindo os vários tipos de leucemia.

Finalmente, as características gengivais das patologias sistêmicas geralmente podem ajudar no manejo desses transtornos e, de fato, tais sintomas podem diminuir a qualidade de vida dos indivíduos afetados. Os cuidadores primários de saúde oral têm um papel importante nesse contexto, pois são frequentemente os primeiros profissionais de saúde a observar tais condições.