Regulamento das apresentações científicas

  • A apresentação prévia dos trabalhos noutros eventos nacionais constitui critério de exclusão.
  • Cada autor só poderá ser autor/apresentador em 1 trabalho, de entre os possíveis (comunicação oral, póster ou comunicação em formato vídeo), podendo, no entanto, ser coautor de outros trabalhos.
  • As apresentações científicas só podem ter cinco autores. Uma exceção a esta regra poderá ser considerada pela comissão científica. Para tal os pedidos terão de ser fundamentados, no campo próprio para o efeito, com a descrição da participação de cada autor no trabalho.
  • A OMD só se corresponderá com o autor apresentador independentemente do autor que submeter o resumo.
  • O autor/apresentador deverá:
    • deve ter a situação de quotas regularizada até às 23h e 59 min (GMT+1) do dia 15 de maio de 2018.
    • estar identificado com um asterisco na lista de autores, no trabalho.
    • estar inscrito no congresso até às 23h e 59 min (GMT+1) do dia 30 de maio de 2018.
    • comparecer na data e hora da apresentação do trabalho, que será feita a um júri designado pela comissão científica. Na impossibilidade de comparecer deverá notificar a comissão científica (sac2018@omd.pt) e indicar o coautor/apresentador substituto (obrigatoriamente inscrito no Congresso). No caso deste procedimento não se cumprir, o autor/apresentador não terá direito a diploma de apresentação e poderá ser impedido de apresentar em reuniões futuras.
  • As apresentações científicas poderão ser de investigação, revisão ou caso(s) clínico(s).
  • Todas as apresentações de investigação em humanos devem ter autorização de uma comissão de ética, que deverá ser anexada no formulário de submissão no espaço definido para o efeito.
  • Todas as apresentações de investigação em animais devem ter autorização da autoridade competente, que deverá ser anexada no formulário de submissão no espaço definido para o efeito.
  • Na altura da submissão do resumo da apresentação científica, em www.omd.pt/congresso, os autores poderão escolher se pretendem que a mesma seja candidata a prémio no congresso.
    • As apresentações científicas candidatas a prémio que sejam aprovadas pela comissão científica da OMD, após a apresentação no congresso, serão publicadas num suplemento da revista “International Poster Journal of Dentistry and Oral Medicine” (IPJ- http://ipj.quintessenz.de) ao abrigo de uma parceria estabelecida com a Ordem dos Médicos Dentistas. Para a submissão à revista o autor tem de se registar em http://ipj.quintessenz.de/submission.
    • Os trabalhos candidatos a prémio serão avaliados pela comissão científica após apresentação no congresso sendo os melhores, dentro de cada categoria, reconhecidos com os prémios OMD/Pierre Fabre. As categorias a prémio são:
      1. Poster de revisão
      2. Poster de casos clínicos
      3. Poster de investigação
      4. Comunicação oral de revisão
      5. Comunicação oral de casos clínicos
      6. Comunicação oral de investigação
      7. Comunicação oral de vídeo
    • Todas as apresentações científicas candidatas a prémio terão de ser submetidas em formato de póster, em PDF, juntamente com o resumo, independentemente do formato que terão no congresso.
    • A comissão científica reserva-se ao direito de não atribuir prémio em determinada categoria caso considere não existirem trabalhos elegíveis para tal.
  • Só serão aceites resumos submetidos online em www.omd.pt/congresso. Não serão aceites resumos enviados por fax, email, através dos CTT, ou entregues “em-mão” na OMD. As apresentações científicas deverão respeitar o Código Deontológico da OMD.
  • Os problemas relacionados com o acesso à internet não poderão ser utilizados como justificação para o incumprimento de prazos.

 

Comunicações orais

  • Todas as comunicações orais, serão apresentadas perante um júri nomeado pela comissão científica.
  • A apresentação não deverá exceder o máximo de 15 minutos, sendo seguida de 5 minutos de discussão.

Não candidatas a prémio:
A submissão do resumo, em português e inglês, será feita online em www.omd.pt/congresso até à data limite determinada para o efeito.

Candidatas a prémio:
A submissão está sujeita ao regulamento geral bem como a um regulamento específico que incluí:

  • Até à data limite determinada para o efeito, juntamente com a submissão do resumo em www.omd.pt/congresso, deverá ser feita a submissão de um póster representativo do trabalho final, em formato PDF e em inglês (de forma a poder ser publicado na revista – “International Poster Journal of Dentistry and Oral Medicine”). O mesmo deverá ter como dimensões máximas, 160cm de altura e 90cm de largura, antes de ser convertido em PDF. O PDF terá de ter obrigatoriamente menos de 20MB.

As comunicações orais, candidatas a prémio, serão avaliadas por um júri nomeado pela comissão científica que selecionará a vencedora do prémio de comunicação oral de investigação, de revisão e caso(s) clínico(s).

 

Pósteres

  • Todas as apresentações em formato de póster, serão apresentadas perante um júri nomeado pela comissão científica, na data e hora definida e comunicada ao autor/apresentador.

Não candidatos a prémio

  • A submissão do resumo, em português e inglês, será feita online em www.omd.pt/congresso até à data limite determinada para o efeito.
  • Os pósteres que não são candidatos a prémio deverão ser impressos em papel com o máximo 160cm de altura e 90cm de largura. Deverão permanecer expostos durante todo o Congresso, sendo obrigatória a presença do autor/apresentador junto ao póster em horário e local a definir pela Comissão Organizadora. A não presença do autor/apresentador no horário e hora definida pela comissão organizadora resultará na não emissão de diploma de apresentação.

Candidatos a prémio

A submissão está sujeita ao regulamento geral bem como a um regulamento específico que incluí:

  • Os pósteres não terão de ser impressos e deverão ter como dimensões máximas, 160cm de altura e 90cm de largura, antes de serem convertidos em PDF. O PDF terá obrigatoriamente de ter menos de 20MB.
  • Até à data limite, determinada para o efeito, juntamente com o resumo deverá ser submetido o PDF do póster final, em português e em inglês (de forma a poderem ser publicados na revista – “International Poster Journal of Dentistry and Oral Medicine”) em www.omd.pt/congresso.
  • Os pósteres candidatos a prémio serão apresentados em formato eletrónico, disponibilizado pela organização do congresso.
  • Todos os pósteres, candidatos a prémio, serão avaliados por um júri nomeado pela comissão científica que selecionará o vencedor do prémio de póster de investigação, de revisão e caso(s) clínico(s).
  • O horário e local da apresentação será definido pela comissão organizadora e a apresentação não deverá exceder os 5 minutos.

 

Apresentações em formato de vídeo

Devem ser clínicas e obedecer às normas específicas desta forma de apresentação:

  • Cada apresentação em formato de vídeo terá um tempo máximo de 15 minutos de duração, seguidos de 5 minutos de discussão;
  • O vídeo deve preencher 75% da apresentação;
  • O autor deve adicionar seis imagens retiradas do vídeo, em formato digital (jpg, png, bmp) quando submeter o trabalho;
  • Serão apresentados em formato digital através de vídeo;
  • O autor deverá relatar o vídeo durante a sua exibição na sala;
  • O vídeo deverá ter um dos seguintes formatos:
    • AVI
    • WMV
    • MOV
    • MPEG

Não candidatas a prémio:

A submissão do resumo, em português e inglês, será feita online em www.omd.pt/congresso até à data limite determinada para o efeito.

Candidatas a prémio:

A submissão está sujeita ao regulamento geral bem como a um regulamento específico que incluí:

  • Até à data limite determinada para o efeito, juntamente com o resumo em www.omd.pt/congresso, deverá ser feita a submissão de um póster representativo do trabalho final, em formato PDF e em inglês (de forma a poderem ser publicados na revista – “International Poster Journal of Dentistry and Oral Medicine”). O mesmo deverá ter como dimensões máximas, 160cm de altura e 90cm de largura, antes de ser convertido em PDF. O PDF terá de obrigatoriamente de ter menos de 20MB.

 

Normas para submissão do trabalho

  • O resumo deverá ser submetido online com um máximo de 250 palavras, em português e inglês.
  • O título deverá ter no máximo 12 palavras.
  • Devem ser submetidas 4 a 6 palavras-chave para cada trabalho, em português e inglês.
  • É obrigatório o preenchimento de todos os campos do formulário.
  • Na altura da submissão do resumo os autores poderão escolher se pretendem que o trabalho seja candidato a prémio do congresso.
  • No resumo não devem aparecer referências que possam identificar o autor ou autores do trabalho.
  • Os resumos submetidos serão avaliados pela comissão científica do congresso, com base na qualidade científica do trabalho, julgada pelos resumos e pósteres dos trabalhos. Os autores devem indicar o tipo de apresentação pretendida (póster ou comunicação oral), ficando ao critério da comissão científica a sua aprovação nesse formato ou a sugestão de alteração.

 

Os resumos de trabalhos de investigação deverão conter obrigatoriamente os seguintes itens:

  • Introdução
  • Objetivos
  • Materiais e métodos
  • Resultados
  • Discussão
  • Conclusões
  • Implicações clínicas
  • Fontes de financiamento (caso existam)

 

O título de apresentações de revisão bibliográfica deverá conter a indicação de que se trata de uma revisão sistemática ou narrativa, e o resumo deverá conter obrigatoriamente os seguintes itens:

  • Introdução
  • Objetivos
  • Métodos (análise bibliográfica seguida, palavras chave, anos de revisão: por ex. 2000–2004 e análise estatística, se usada)
  • Resultados
  • Conclusões
  • Implicações clínicas
  • Fontes de financiamento (caso existam)

 

Os resumos de apresentações de caso clínico, deverão estar fundamentados na literatura atual pela sua originalidade ou raridade, e interesse científico ou pedagógico para a classe, e conter obrigatoriamente os seguintes itens:

  • Descrição do caso clínico
  • Discussão
  • Conclusões
  • Fontes de financiamento (caso existam)

 

Os resumos das apresentações em formato de vídeo devem ser compostos por:

  • Objetivos do procedimento;
  • Apresentação do caso clínico (procedimento clínico passo a passo e suporte científico que fundamente o procedimento);
  • Resultados imediatos, de curto e de médio prazo (aconselhável apresentar os resultados a três meses e a um ano)
  • Discussão;
  • Conclusões;

 

Datas importantes

  • Desde dia 1 de maio de 2018 até às 23h e 59 min (GMT+1) do dia 30 de maio de 2018 – submissão dos resumos e póster em PDF (condição de candidatura a prémio) das apresentações científicas
  • Desde dia 1 de maio de 2018 até às 23h e 59 min (GMT+1) do dia 30 de maio de 2018 – inscrição paga do autor/apresentador no Congresso;
  • Até às 23h e 59 min (GMT+1) do dia 31 de julho de 2018 – notificação da aceitação/rejeição do trabalho por parte da comissão científica e indicação do dia, hora e sala onde terá lugar a apresentação.
  • O autor apresentador deve ter a situação de quotas regularizada até às 23 e 59 min (GMT+1) do dia 15 de maio de 2018.

 

Consultar recomendações para apresentações científicas