Jacobo Limeres

Osteonecrose dos maxilares induzida por medicamentos

  • Jacobo Limeres Posse formou-se em Medicina Dentária na Universidade de Santiago de Compostela (USC), obtendo depois o seu doutoramento.
  • Foi diretor do Departamento de Estomatologia e, atualmente é o Vice-Reitor de Medicina Dentária da Faculdade de Medicina e Odontologia da USC.
  • Coordena o “Programa de atendimento de medicina dentária de pacientes com deficiência grave” desenvolvido na Unidade de Necessidades Especiais da USC em colaboração com o Serviço de Saúde Galego.
  • Co-diretor do curso de pós-graduação “Master em Medicina Dentária para pacientes medicamente comprometidos” na USC. Foi também Presidente da Sociedade Espanhola de Odontologia para Cuidados Especiais.

Nacionalidade: Espanha

Áreas científicas: Medicina oral

10 de novembro, de 12h00 às 13h00

Auditório B

Resumo da conferência

A osteonecrose das mandíbulas (OM) é um evento colateral adverso da utilização de biofosfonatos e agentes anti-reabsortivos que efetivamente reduzem a incidência de eventos relacionados ao esqueleto em pacientes com cancro ósseo metastático e mieloma múltiplo. Indivíduos expostos a agentes anti-reabsortivos podem desenvolver OM. Há evidências crescentes de que o evitar do trauma cirúrgico e a infeção nos maxilares pode reduzir o risco de OM, mas ainda há um número significativo de indivíduos que desenvolvem OM na ausência desses fatores de risco. Esta apresentação resume o conhecimento atual da OM (epidemiologia, manifestações, redução de risco e estratégias terapêuticas).