Carlos Eduardo Francischone

Estética e longevidade na implantologia: análise crítica

  • Professor titular do Departamento de Dentisteria da Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo, Brasil
  • Coordenador dos cursos de doutorado e de mestrado em Implantologia – Faculdade São Leopoldo Mandic, Brasil
  • Académico titular da Academia Brasileira de Odontologia
  • Fellow do International College of Dentists – USA
  • Livros publicados em Língua Portuguesa e Inglesa – 15
  • Capítulos de livros – 33
  • Trabalhos publicados em revistas nacionais e internacionais – 287
  • Cursos, palestras e conferências proferidas – 850

Nacionalidade: Brasil

Áreas científicas: Implantologia

8 de novembro, de 11h30 às 13h00

Auditório A

Resumo da conferência

O planeamento reverso inter e multidisciplinar é fundamental para o sucesso e longevidade estético e funcional das reabilitações protéticas sobre implantes osseointegrados.

Serão apresentados casos clínicos controlados, com seguimentos pós-operatórios de longo prazo até 25 anos. O sucesso estético das próteses sobre implantes só é conseguido com a transição harmoniosa da estética rósea (gengiva) e da estética branca (coroas).

Serão apresentados casos clínicos com diferentes condutas para alvéolos cicatrizados e alvéolos frescos, bem como técnicas e materiais para preenchimento alveolar pós-exodontias e instalação imediata de implantes.

Apresentaremos as principais situações clínicas encontradas na maxila anterior nas ausências dentárias, caracterizando os rebordos cicatrizados e os alvéolos frescos com instalação imediata de implantes e instalação de restaurações provisórias.

Condutas clínicas e protéticas serão adotadas em situações de manutenção do alvéolo integro pós-exodontia, presença de defeito alveolar parcial e total, bem como presença de defeito gengival.

Intervenções com implantes serão adotadas para substituir dentes com reabsorções radiculares, fraturas radiculares e avulsões dentárias associadas a perda da tábua óssea vestibular.

Alternativas para preenchimento alveolar, como enxertos ósseos autógenos, biomateriais, técnica RDI e cicatrizadores personalizados serão apresentados e discutidos, assim como os seus benefícios para uma estética melhor.

Serão abordadas também tecnologias CAD-CAM aplicadas às próteses sobre implantes.

Patrocinador científico
DSP BIOMEDICAL