Álvaro Benzinho

Tratamento multidisciplinar em doentes periodontais. Contributo da ortodontia.

  • Licenciado em Medicina Dentária pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto, em Julho de 1989.
  • Graduado em Ortodontia pela fundação Gnathos em Outubro de 1994.
  • Pós-graduação no Roth-Williams Center for Functional Occlusion São Francisco CA USA em Oclusão funcional, com a duração de dois anos, tendo terminado o programa em Agosto de 2000.
  • Pós-graduação no curso avançado de Ortodontia ministrado pelo Dr. Jorge Ayala e Dr. Gonzalo Gutiérrez em Santiago-Chile, com duração de dois anos tendo terminado o programa em 2010.

Nacionalidade: Portugal

Área científica: Ortodontia

10 de novembro, das 10h00 às 11h30

Auditório C

Resumo da conferência

A abordagem ao tratamento de um caso de periodontite avançada é, obrigatoriamente, multidisciplinar. Neste contexto, o tratamento ortodôntico é um aliado insubstituível do tratamento periodontal no que se refere à correção das sequelas estéticas e funcionais da destruição dos tecidos de suporte dos dentes; para além disso, a correção ortodôntica das referidas sequelas é a via mais conservadora para atingir esse fim.

Na presença de saúde periodontal o tratamento ortodôntico pode ser realizado com êxito, mesmo em casos de suporte periodontal muito reduzido. Porém, a monitorização da saúde é indispensável pois a recidiva da periodontite pode resultar num efeito iatrogénico pelas forças ortodonticas, obrigando à interrupção das mesmas e condicionando a continuidade do tratamento ortodôntico.

Nesta apresentação serão abordados os diferentes aspetos da relação entre a ortodôntia e a periodontologia, com especial ênfase para a correção ortodôntica das sequelas estéticas e funcionais da periodontite avançada. Serão apresentados e discutidos vários casos clínicos que demonstram a complementaridade entre as duas áreas da Medicina Dentária.