A Ordem dos Médicos Dentistas foi recebida pelo novo presidente da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), João Sàágua, a 14 de janeiro, em Lisboa.
Na reunião com o bastonário Miguel Pavão e a vice-presidente do Conselho Diretivo, Maria João Ponces (que detém o pelouro da qualidade do ensino), foi abordada a intenção de se estabelecer um protocolo de cooperação entre os dois organismos, que contemple a possibilidade da OMD ter um observador nas comissões de avaliação externa (CAE).
Na agenda esteve também a alteração legislativa dos processos de acreditação de novos cursos. A A3ES comunicou que está a ser considerado enquadrar o panorama da empregabilidade no regime jurídico dos graus e diplomas do ensino superior, adiantando que as ordens serão auscultadas neste assunto. “Estamos perante uma mudança de paradigma, que vai de encontro aos apelos e alertas das ordens profissionais, ou seja, de que a formação dos profissionais deve ter em conta as necessidades, realidades e níveis de empregabilidade no território nacional”, referiu Miguel Pavão à saída do encontro.
A OMD aproveitou ainda para fazer o enquadramento das cimeiras do ensino superior que tem realizado com as universidades e representantes dos estudantes. O novo presidente ficou a conhecer o trabalho desenvolvido nesta área, nomeadamente no que concerne os parâmetros de qualidade da formação em medicina dentária e das competências adquiridas.
Miguel Pavão reiterou a disponibilidade da Ordem para manter o “estreito relacionamento com a A3ES, de forma a dar continuidade à reflexão sobre o papel do médico dentista, hoje e no futuro”. João Sàágua, que tomou posse em outubro passado, mostrou-se empenhado nesta cooperação, tendo inclusive indicado que a colaboração com as associações públicas profissionais integra o plano de atividades do organismo para este ano. Uma medida aplaudida pela OMD.