O Conselho Diretivo (CD) esteve reunido no Porto, nos dias 5 e 6 de dezembro, para análise e discussão dos projetos que têm vindo a ser implementados na OMD ao longo do ano.
Além do expediente geral da Ordem, a direção aprovou por unanimidade o Regulamento de Quotas e Taxas na versão publicada. O documento esteve em consulta pública e não se registaram contributos. Segue agora para aprovação final do Conselho Geral.
No âmbito das competências setoriais, o Conselho Diretivo deu início à análise das seis candidaturas submetidas no processo especial de acesso à medicina dentária no sono, cujo prazo terminou no passado dia 19 de novembro.
Na agenda dos trabalhos esteve ainda a avaliação preliminar do 34º Congresso da OMD.
Planear 2026
O diretor executivo, Francisco Miranda Rodrigues, fez o ponto de situação dos principais projetos implementados em 2025, de acordo com o plano estratégico aprovado. Foi também apresentada a evolução do processo de implementação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).
O Conselho Diretivo tomou conhecimento do documento que estabelece o plano e roteiro para a implementação da inteligência artificial (IA) na OMD. Aprovou ainda a calendarização das reuniões ordinárias que vai realizar no próximo ano.