A Ordem dos Médicos Dentistas, representada pelo bastonário Miguel Pavão, subscreveu a Declaração pela Saúde no passado dia 15 de outubro, num evento que se realizou na Academia de Ciências de Lisboa.
A adesão formal da OMD, juntamente com outras 48 entidades, decorreu no âmbito da Sessão Evocativa dos 50 Anos da Associação Nacional das Farmácias (ANF), que lançou esta iniciativa com o mote “Unidos pela Saúde”, e reafirma o compromisso com o direito à saúde.
O documento traduz o compromisso com a construção de um sistema de saúde mais justo, acessível e sustentável, e defende uma saúde centrada nas pessoas, mais próxima das comunidades e com respostas adaptadas às realidades locais, valorizando a prevenção, a colaboração entre setores e a integração da saúde em todas as políticas públicas.
Uma visão com foco numa longevidade saudável, qualidade de vida e humanização dos cuidados, com base numa abordagem holística e nos fatores que influenciam o bem-estar da população, incluindo os determinantes sociais, ambientais, económicos e culturais.
A declaração está alicerçada em vários princípios, destacando-se: transformação da jornada de saúde da pessoa, resultados em saúde, acessibilidade e capilaridade dos cuidados, saúde em todas as políticas e inovação e sustentabilidade.
Consulte a Declaração pela Saúde.
