A secretária regional de Saúde e Proteção Civil da Região Autónoma da Madeira (RAM) recebeu a Ordem dos Médicos Dentistas esta quarta-feira, 9 de julho, para dar início à cooperação institucional no âmbito da medicina dentária.
Durante a reunião, a primeira desde que Micaela Freitas tomou posse, as representantes da RAM no Conselho Diretivo e no Conselho Geral da OMD, Catarina Cortez e Liliana Vasconcelos, respetivamente, apresentaram os desafios que se colocam à prestação dos cuidados de saúde oral na região.
Após a apresentação de cumprimentos, a comitiva da Ordem apresentou a revisão final da convenção entre a Direção Regional de Saúde e a OMD, que resulta do trabalho conjunto da Ordem com o IA-Saúde, ao longo dos últimos três anos. Este documento será enviado para aprovação do Conselho de Governo.
Na agenda dos trabalhos esteve ainda o Programa Regional de Promoção de Saúde Oral (PRPSO), assim como a elaboração da Estratégia Regional dos Programas de Saúde Oral (ERPSO).
A propósito da segunda fase da obra do novo Hospital Central e Universitário da Madeira, Catarina Cortez e Liliana Vasconcelos alertaram para a importância de reforçar o serviço de medicina dentaria hospitalar, de forma a que a Região continue a evoluir na prestação dos cuidados de saúde oral à sua população e a desempenhar o papel de pioneira nesta matéria.
Além da secretária regional, participaram nesta reunião os representantes do Conselho Diretivo do IA-Saúde, João Vares Luís e Martinho da Câmara.
