A Ordem dos Médicos Dentistas associa-se à campanha da Direção-Geral da Saúde (DGS) que alerta para a importância da higiene das mãos, cuja efeméride se assinala este domingo, 5 de maio.

Para este ano, tendo como ponto de partida a campanha global da Organização Mundial de Saúde (OMS), intitulada “SAVE LIFES: Clean Your Hands”, a DGS adota o mote “Porque é que continua a ser importante partilhar conhecimento sobre a higiene das mãos?” para explicar o impacto deste gesto na saúde.

A OMD considera fundamental a literacia de todos, profissionais de saúde e sociedade civil, para a importância da higienização das mãos na prevenção e controlo de infeções (PCI). Razão pela qual disponibiliza esta campanha nas suas redes sociais (Facebook e Instagram) para que todos possam difundir esta mensagem.

Recorde-se que os objetivos do Dia Mundial da Higiene das Mãos são os seguintes:

    • “Fortalecer abordagens de aprendizagem inovadoras e eficazes no sentido de capacitar os profissionais de saúde e cuidadores a melhorar a higiene das mãos e aumentar competências na área da prevenção e controle de infeções no local de prestação de cuidados de saúde.
    • Promover o acesso dos profissionais de saúde e cuidadores a recursos inovadores de formação em higiene das mãos e PCI.
    • Aumentar a conscientização sobre a importância do conhecimento e da aprendizagem sobre a higiene das mãos em momentos chave, no sentido de prevenir a transmissão de microrganismos durante a prestação dos cuidados de saúde.
    • Incentivar mecanismos que permitam medir e avaliar o impacto da formação e treino nos padrões e práticas de PCI, incluindo a higiene das mãos, nomeadamente o seu efeito na prevenção de infeções associadas aos cuidados de saúde e de resistências aos antimicrobianos.”

Em Portugal, a campanha é dinamizada pela DGS, através do programa de prevenção e controlo de infeções e de resistências a antimicrobianos.