A Ordem dos Médicos Dentistas vai estar presente no 1º Fórum das Ordens Profissionais, que se realiza dia 9 de maio, quinta-feira, no Salão Nobre do Instituto Superior Técnico (IST), em Lisboa.

Este evento decorre das 14h30 às 19h00 e é organizado pelo CNOP – Conselho Nacional das Ordens Profissionais, que pretende fomentar o debate sobre “a missão de serviço público” das associações profissionais e a sua “relação com os poderes públicos”.

Miguel Pavão, bastonário da OMD, irá integrar o terceiro painel, “A Inteligência Artificial e o Futuro das Profissões Autorreguladas”, juntamente com Carlos Cortes (bastonário da Ordem dos Médicos), Fernando de Almeida Santos (bastonário da Ordem dos Engenheiros), Jorge Batista da Silva (Bastonário da Ordem dos Notários), Francisco Miranda Rodrigues (bastonário da Ordem dos Psicólogos), Luís Filipe Barreira (bastonário da Ordem dos Enfermeiros) e Avelino Oliveira (presidente da Ordem dos Arquitetos).

O programa prevê, ainda, a realização de outros dois fóruns de discussão: “O Provedor dos Utentes dos Serviços” e “Apoios Públicos aos Estágios Profissionais Remunerados”.

De acordo com o CNOP, estarão representadas 18 associações profissionais e o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, fará uma intervenção antes da realização do primeiro painel. Por confirmar está ainda a presença do primeiro-ministro, Luís Montenegro.

Maria Lúcia Amaral, provedora da Justiça, Domingos Lopes, presidente do IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, e Mário de Figueiredo, investigador na área da Inteligência Artificial do IST, também estarão no evento.

Consulte o programa do 1º Fórum das Ordens Profissionais (pdf).