O período de submissão de candidaturas no âmbito da 17ª edição do Prémio de Boas Práticas em Saúde (PBPS) encontra-se a decorrer até 17 de maio, sexta-feira.

“Sistema de Saúde: Antecipar Ações Face aos Cenários Futuros” é o tema central deste ano e a organização incentiva todos os profissionais e equipas de saúde dos setores público, privado e social a apresentarem os seus projetos, com foco nos seguintes subtemas: “Políticas de retenção de profissionais”, Modelos de liderança adequados ao futuro”, “Crise climática e impacto na Saúde”, “Transformação digital e inovação em saúde” e “Integração de cuidados de saúde e otimização de recursos”.

Miguel Pavão, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, integra a Comissão de Honra do PBPS.

De acordo com o regulamento, os trabalhos finalistas serão apresentados no Encontro do Prémio de Boas Práticas em Saúde, que se realiza no âmbito do pré-congresso do 10º Congresso Internacional dos Hospitais – “Transformação e Confiança no SNS”, no dia 27 de novembro de 2024. Estes também concorrem a duas distinções, primeiro prémio e menção honrosa na categoria de melhor projeto.

Já os projetos não finalistas, que tenham sido distinguidos pela Comissão Científica, serão convidados para a apresentação de poster científico. Por sua vez, concorrem igualmente a duas distinções, primeiro prémio e menção honrosa na categoria de melhor poster.

Esta iniciativa, promovida pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar, visa distinguir e premiar o trabalho dos profissionais ou equipas em serviços/unidades de saúde que desenvolvam projetos com qualidade e inovação e que, respeitando as normas instituídas, representem um valor acrescentado para o cidadão/comunidade ou para as práticas da organização, com reflexo direto na melhoria da prestação de cuidados de saúde. A primeira edição realizou-se em 2006.

Aceda à página com informações e formulário de candidatura da 17ª edição do Prémio de Boas Práticas em Saúde.