Está a decorrer o processo eleitoral para os órgãos sociais da Ordem dos Médicos Dentistas (2024-2028).

Os médicos dentistas podem apresentar as suas candidaturas até ao dia 1 de maio de 2024 e encontram na sua área de membro da página eletrónica da OMD o separador “Eleições” (www.omd.pt/conta/eleicoes), que contém toda a informação sobre o processo, minutas e formulários de candidatura.

O sufrágio decorre nos dias 6, 7 e 8 de junho, por voto eletrónico.

Para integrar uma lista de candidatura, é necessário, entre outras, as seguintes condições de elegibilidade:

  • ter quotas regularizadas até 30.09.2023;
  • ter inscrição ativa;
  • não ter sido condenado nas sanções disciplinares de censura, multa, suspensão ou expulsão;
  • cumprir os demais requisitos do Estatuto e do Regulamento Eleitoral da OMD.

No sentido de auxiliar os candidatos, a OMD disponibiliza na área de membro um mecanismo que permite verificar a elegibilidade eleitoral e cujo documento PDF gerado pode ser partilhado com o proponente da lista.

Para submeter uma candidatura é obrigatório o preenchimento das minutas que constam no separador “Eleições” da área de membro, as quais devem apresentar assinatura digital certificada.

Neste âmbito, quem não dispõe de Chave Móvel Digital deverá proceder à sua ativação. Recordamos que a OMD, em parceira com a Agência para a Modernização Administrativa (AMA), realizou no início do ano um webinar sobre a ativação da CMD, que pode rever em www.omd.pt/2024/02/chave-movel-video/.

A informação disponibilizada não dispensa a leitura do Regulamento Eleitoral e do Estatuto da OMD.

Para o esclarecimento de dúvidas relacionadas com o processo eleitoral, a OMD criou o seguinte endereço de email, para o qual devem ser endereçadas as questões: [email protected].

Durante as próximas semanas, serão divulgadas informações úteis sobre o processo eleitoral da OMD, que poderá acompanhar através dos canais oficiais de comunicação: página eletrónica da OMD, newsletter, Revista da OMD, redes sociais e canal Whatsapp (www.omd.pt/whatsapp).