O Conselho de Jovens Médicos Dentistas (CJMD) da OMD esteve presente na 15ª edição da Qualifica, Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego, que se realizou de 6 a 9 de março, na Exponor (Matosinhos). À semelhança da Futurália, o evento está direcionado para os mais jovens (sobretudo alunos do ensino pré-universitário) com o objetivo de os orientar nas suas escolhas académicas e profissionais.

No âmbito da medicina dentária, o CJMD abordou a realidade da profissão, através da realização de vox pops, esclareceu diversas dúvidas e apresentou também alguns estudos relevantes para a classe. “Queres ser médico dentista? Faz uma escolha informada” foi o ponto de partida do diálogo entre o Conselho de Jovens Médicos Dentistas e cerca de 150 participantes que se dirigiram ao stand da Ordem.

Miguel Pavão, bastonário da OMD, esteve na Exponor no penúltimo dia do evento e destacou a importância destas ações de esclarecimento e sensibilização. “A ideia de estar aqui é poder estimular uma escolha informada. Não queremos castrar os sonhos a ninguém, até porque a medicina dentária é uma profissão bonita, bela e que acarreta grande responsabilidade e sacrifício. Mas queremos que quem aceitar este desafio saiba ser médico dentista. Um jovem bem informado é certamente um jovem mais firme e consolidado para aquilo que será o desempenho de uma profissão. Portanto, o balanço que faço da nossa presença nesta edição da Qualifica é muito positivo”, afirmou Miguel Pavão.

Já Mónica Pereira Lourenço, vogal do Conselho Diretivo da OMD, sublinhou a vertente pedagógica da iniciativa. “Como o nosso bastonário já disse, o balanço é muito positivo. E lá está, prevenir é melhor do que resolver o problema depois. Isto também é uma coisa da nossa profissão. E prevenir umas más escolhas ou escolhas menos informadas sem dúvida que vai contribuir para uma medicina dentária melhor, uma saúde oral melhor e também para melhores condições para os trabalhadores e para a população”, explicou Mónica Pereira Lourenço.

De referir que António Pereira da Costa, presidente do Conselho de Jovens Médicos Dentistas, foi o representante deste órgão na edição de 2024 da Qualifica, e outros membros como Tiago do Nascimento Borges estiveram presentes para partilhar o seu percurso profissional.

Da esquerda para a direita, António Costa, Miguel Pavão e Mónica Pereira Lourenço.