Manuel Pizarro recebeu a Medalha de Ouro da Ordem dos Médicos Dentistas, a mais importante distinção atribuída por esta entidade, na última cerimónia de Compromisso de Honra de 2024, que se realizou no Mosteiro de São Bento da Vitória, no Porto, dia 17 de março.

O ministro da Saúde, em funções até ao próximo dia 2 de abril, data em que o novo Executivo toma posse, subiu ao palco com o bastonário da OMD, Miguel Pavão, e foi muito aplaudido pelos médicos dentistas. Honrado pela distinção, Manuel Pizarro revisitou o trabalho efetuado durante o seu mandato e destacou a importância da saúde oral na saúde geral da população.

“Tenho consciência da diferença que esta profissão fez na vida e na saúde oral dos portugueses. Em centenas de vilas e em muitas cidades do país, foi a chegada dos médicos dentistas que revolucionou os cuidados de saúde de algumas pessoas”, reconheceu Manuel Pizarro durante a sua intervenção.

Mais tarde, aos jornalistas, sublinhou que, apesar da alteração governativa, aguarda a criação da carreira de médico dentista ainda este ano.

Visualize um vídeo com os destaques do Compromisso de Honra Norte 2024:

“Vamos ter cerca de 300 gabinetes de saúde oral prontos no SNS até ao final de 2024. Precisamos de profissionais para que todos esses gabinetes de saúde oral deem uma resposta. Apesar de compreender que as contingências desta mudança política provocam sempre algumas demoras, não vejo nenhuma boa razão para que não seja cumprido o plano de, em 2024, termos a carreira de médico dentista. É a minha expectativa e acho que é uma expectativa razoável.

Para quando a cobertura de toda a população portuguesa? O plano que foi aprovado pela Direção-Executiva do SNS prevê que isso aconteça até 2026. Acho que é um calendário, enfim, equilibrado”, considerou o ministro da Saúde.

Miguel Pavão elogia “comprometimento e dedicação”

O bastonário da Ordem, Miguel Pavão, justificou a entrega da Medalha de Ouro a Manuel Pizarro pelo “comprometimento, dedicação e atenção para com a medicina dentária portuguesa” durante o mandato.

“Desde a sua nomeação, percebi na liderança do Dr. Manuel Pizarro uma abordagem ao Ministério da Saúde totalmente diferente, privilegiando um diálogo próximo e constante. Este diálogo impulsionou decisões estratégicas que contribuíram, e continuarão a contribuir, para um avanço significativo da saúde oral em Portugal, tanto na prevenção e promoção da saúde, como no acesso a mais cuidados de saúde oral pela população”, fundamentou Miguel Pavão, destacando a revitalização do programa cheque-dentista, a alteração do regime jurídico da proteção radiológica e apresentação do Relatório SNS – Saúde Oral 2.0, que estabelece os alicerces da estratégia do Serviço Nacional de Saúde para o reforço da capacidade de resposta e acesso a cuidados de saúde oral até 2026.

Manuel Pizarro tornou-se, assim, a 12ª personalidade a receber a Medalha de Ouro da Ordem dos Médicos Dentistas.

Orgulho e compromisso

O último Compromisso de Honra de 2024 voltou a juntar os novos médicos dentistas e os profissionais com mais de 30 anos de prática clínica. À semelhança do que já tinha acontecido em Almada, na primeira cerimónia de 2024, o Mosteiro de São Bento da Vitória teve casa cheia. Ao todo, estiveram presentes 122 membros recém-formados, que receberam o seu diploma, e foram ainda homenageados 25 médicos dentistas. De um lado, o orgulho pela entrada na profissão; do outro, o compromisso com a medicina dentária.
As medalhas aos profissionais com mais de três décadas de exercício foram entregues por Miguel Pavão e Carlos Silva, presidente da Mesa da Assembleia Geral da OMD.

Sebastião Feyo de Azevedo foi o orador convidado da sessão, que mais uma vez teve o Alto Patrocínio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. O Professor Emérito da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e atual presidente da Assembleia Municipal do Porto deu uma verdadeira aula e alertou os médicos dentistas para a importância de cultivarem valores, privilegiarem a ética profissional, atualizarem o seu conhecimento e inovarem.

Por sua vez, o bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas lembrou o compromisso que o Juramento de Honra acarreta.

“Este juramento deve constituir um guia para o exercício profissional que agora iniciam. Incito-vos, pois, a que mantenham presentes os seus preceitos e os seus valores, e a que os pratiquem quotidianamente na vossa vida clínica e na interação com todos os doentes que convosco se cruzarem”, sublinhou Miguel Pavão, enaltecendo “a importância e o estímulo que advêm do exemplo” dos profissionais com mais de 30 anos de prática clínica.

Já Ricardo Falcão de Almeida, membro do Conselho Deontológico e de Disciplina, lembrou os princípios éticos e morais inerentes à medicina dentária, enquanto Pereira da Costa, presidente do Conselho de Jovens Médicos Dentistas, deixou uma palavra de ânimo aos novos membros.

“Uma Ordem tem força na medida da união dos seus membros. Participem nas atividades, não deixem de dar a vossa opinião e ser ativos socialmente. sejamos unidos. Relembrem-se dos problemas que neste momento são enfrentados pela classe, mas de uma forma especial pelos membros mais jovens. Apenas com união e espírito de missão a nossa classe irá conseguir suplantar todos estes problemas. Não estão sozinhos: o Conselho de Jovens Médicos Dentistas e a OMD estão disponíveis para vos auxiliar nesta nova fase da vossa vida”, partilhou Pereira da Costa.

Além de Sebastião Feyo de Azevedo estiveram presentes no Compromisso de Honra: Liliana Sousa (bastonária da Ordem dos Nutricionistas), Sofia Ramalho (vice-presidente da Ordem dos Psicólogos), Adriana Sanz (presidente do Colegio de Dentistas de Pontevedra y Ourense), Cecília Mendes (em representação da Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução), Félix Carvalho (presidente da Secção Regional do Norte da Ordem dos Farmacêuticos), Francisco Goiana da Silva (vogal da Direção-Executiva do SNS), Patrícia Manarte Monteiro (coordenadora do Mestrado Integrado em Medicina Dentária na Universidade Fernando Pessoa) e Cristina Trigo Cabral (em representação do Colégio de Periodontologia da OMD). Os órgãos sociais da Ordem dos Médicos Dentistas também compareceram no evento.