O Conselho Diretivo (CD) da Ordem dos Médicos Dentistas reuniu a 1 de março, em Lisboa. O plenário, o terceiro de 2024, realizou-se precisamente no dia em que os novos Estatutos da OMD entraram em vigor.

Na agenda esteve o 33º Congresso da Ordem, que decorre nos dias 21, 22 e 23 de novembro, na FIL – Feira Internacional de Lisboa. O presidente da Comissão Organizadora participou na reunião e fez um ponto de situação dos trabalhos desenvolvidos.

O Conselho Diretivo efetuou também uma análise preliminar aos contributos recebidos no âmbito da consulta pública dos projetos de regulamento de acesso às competências setoriais de Dor Orofacial e Disfunção Temporomandibular, Gestão de Unidades de Saúde, Harmonização Orofacial, Medicina Dentária do Sono, Medicina Dentária Forense e Sedação Mínima Inalatória com Protóxido de Azoto e Oxigénio.

Estes documentos estiveram em consulta pública desde 29 de dezembro de 2023. Os respetivos comentários e sugestões foram enviados durante o prazo de 30 dias úteis, a contar da data da sua publicação na página eletrónica da OMD.

Na ordem dos trabalhos esteve ainda preparação do processo eleitoral da Ordem dos Médicos Dentistas, que se realiza em 2024, nomeadamente a sua calendarização. Nesta matéria, o CD aprovou o formulário de submissão das candidaturas e o respetivo manual de apoio.

Por último, esteve em discussão a promoção do Hackathon, um evento destinado aos médicos dentistas e à sociedade civil que tem como objetivo fomentar o pensamento crítico sobre vários temas transversais à medicina dentária. O Hackathon está agendado para 6 de abril.

O próximo plenário do CD irá decorrer na véspera, dia 5 de abril, no Porto.