O médico dentistas Duarte Senra lecionou, online e em direto, o primeiro curso de formação contínua de 2024, a 22 de janeiro, com o tema “Ortodontia intercetiva na perspetiva do médico dentista generalista: quais os sinais de alerta?”.

Na ortodontia intercetiva, o conhecimento do crescimento craniofacial e do desenvolvimento da dentição é fundamental para a deteção precoce de anomalias que podem originar problemas dento-maxilares mais acentuados e de maior dificuldade de resolução.

A interceção destas alterações de forma a restabelecer a evolução morfológica e funcional normal pode reduzir o agravamento da má-oclusão, simplificar um possível tratamento ortodôntico corretivo, reequilibrar as funções do sistema estomatognático (respiração, mastigação, deglutição e dicção) e incrementar a auto-estima e o bem estar psico-social da criança.

A gravação vídeo deste curso já está disponível para consulta dos médicos dentistas (requer autenticação).

Em 2024, os médicos dentistas podem inscrever-se gratuitamente em 11 cursos clínicos e cinco cursos de temas socioprofissionais. Estas formações decorrem online das 21h30 às 23h30.

Os médicos dentistas podem visualizar gratuitamente 18 vídeos dos cursos clínicos, socioprofissionais e médicos de 2023. Desta forma, o Centro de Formação Contínua da OMD facilita o acesso à formação contínua dos associados independentemente do local da sua residência.