A utilização da Chave Móvel Digital (CMD) é uma mais-valia para os médicos dentistas, ao proporcionar, de forma simples, cómoda e segura, a interação com os diversos serviços, públicos (incluindo o ePortugal) e privados, que adotam este sistema de autenticação, como por exemplo a OMD, onde uma das formas de acesso à área de membro da página eletrónica é através da Chave Móvel Digital.

Por reconhecer essa importância e o facto de que o processo de adesão pode suscitar dúvidas, a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) e a Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) estão a organizar um webinar para capacitação da classe para a CMD.

Esta formação online está agendada para o próximo dia 14 de fevereiro, pelas 14h00, e tem como objetivo acompanhar os participantes no processo de adesão à sua CMD, via biometria (é necessário Cartão de Cidadão físico). A sessão terá a duração prevista, de aproximadamente 30 minutos e será conduzida por uma equipa técnica da AMA.

Para executar este processo, por via biométrica, os médicos dentistas devem ter disponíveis os seguintes requisitos:

  • Ser cidadão português, titular de Cartão de Cidadão;
  • Ter consigo o Cartão de Cidadão válido (o cartão físico, em plástico);
  • Ter um smartphone. Um telemóvel com câmara, que receba mensagens de texto (SMS);
  • Ter memória suficiente no telemóvel para instalar a aplicação «autenticação.gov» no Smartphone;
  • Ter acesso à Internet nesse equipamento que vai utilizar;
  • Saber exatamente os 7 dígitos do código postal onde reside (XXXX-YYY), vai ser necessário colocar no processo de registo;
  • Saber o seu e-mail para o colocar no registo;
  • Definir um PIN numérico, pessoal e intransmissível, entre 4 a 8 dígitos.

Os médicos dentistas que pretendam participar, gratuitamente, no webinar podem inscrever-se através do formulário de inscrição no webinar (acesso reservado a médicos dentistas).

De forma a facilitar o início e o decorrer da formação, aconselhamos a instalação da app “autenticação.gov”, de acordo com o sistema operativo do seu smartphone, para que esteja disponível no início da formação.

A OMD encontra-se empenhada em melhorar a interação dos médicos dentistas com a sua Ordem, privilegiando a desmaterialização dos processos, pedidos e interações, assumindo a Chave Móvel Digital um papel muito relevante neste objetivo.

Para instalar a aplicação autenticação.gov no seu smartphone, por favor, aceda à página: https://www.autenticacao.gov.pt/web/guest/aplicacao/autenticacao-gov-movel.

Instale a app de acordo com o seu sistema operativo.

Depois de instalar a app, pode seguir o processo de adesão no seguinte vídeo tutorial: https://youtu.be/84dbRQ5FK5k?si=KFvvEaAW-6Y2bizD.