A Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte) conta com 23 novos gabinetes de saúde oral. Com este investimento, enquadrado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a ARS Norte passa a dispor de um total de 92 consultórios de medicina dentária nos cuidados de saúde primários.
De acordo com esta entidade, o reforço da capacidade de resposta permite reduzir em 25% o número de utentes por gabinete.
No caso da ARS Norte, o PRR prevê a criação de um total de 45 gabinetes de saúde oral até final de 2025, com uma dotação de 2 milhões e 250 mil euros.
De resto, também foi essa a recomendação do grupo de trabalho SNS – Saúde Oral 2.0, do qual a Ordem dos Médicos Dentistas fez parte, responsável por relançar o “Programa Saúde Oral no SNS”. Este relatório, recorde-se, foi apresentado em dezembro de 2023.
De referir que após este investimento, prevê-se um rácio de 1 gabinete de saúde oral para 25 mil utentes na ARS Norte.