O Conselho Diretivo (CD) esteve reunido a 3 fevereiro para análise do expediente corrente e das matérias que estão, neste momento, a ser trabalhadas e em análise pela Ordem.

O plenário mensal decorreu na Ordem dos Médicos, em Lisboa, uma decisão relacionada com a aproximação entre as duas associações públicas profissionais, que estão interligadas desde a sua génese da medicina dentária e que têm vindo a reforçar institucionalmente o seu relacionamento.

Miguel Pavão, bastonário da OMD e presidente do CD, salienta o simbolismo deste plenário, no qual “a Ordem dos Médicos acolheu logisticamente a reunião da Ordem dos Médicos Dentistas, um sinal da boa relação e cooperação institucional, nomeadamente na valorização da essência médica”.

Na sessão, a equipa coordenada pela médica dentista, e membro do CD, Maria Llanes apresentou os resultados da iniciativa de inovação social “Comer bem, sorrir melhor”. De recordar que o balanço deste projeto, que decorreu nas escolas públicas do 1º ciclo de Viseu Dão Lafões, foi conhecido publicamente a 29 de janeiro, numa cerimónia que se realizou em Viseu. Juntaram-se à reunião do Conselho Diretivo, por videoconferência, as médicas dentistas Catarina Duarte e Mariana Fernandes, que fizeram parte do projeto.

Na agenda dos trabalhos esteve também a análise preliminar dos contributos rececionados no âmbito da consulta pública dos projetos de regulamento de acesso a cada uma das seis competências setoriais, aprovadas pelo CD. Estes documentos estão em consulta pública desde 29 de dezembro de 2023, sendo que os comentários e sugestões podem ser enviados até 30 dias úteis após a data da sua publicação na página eletrónica da OMD.

Os colégios de Ortodontia, Cirurgia Oral e Odontopediatria participaram nesta reunião para abordarem temas do foro das especialidades da OMD. O Colégio de Especialidade de Periodontologia não pôde estar presente.

Ainda no âmbito das especialidades, foram aprovados o júri e data dos exames para aceder ao título de especialista em Cirurgia Oral.

Foi ainda analisada e validada a posição do Conselho Diretivo em relação ao auto-tratamento ortodôntico com alinhadores.

Em março, o Conselho Diretivo tem reunião prevista para o dia 1, em Coimbra.