Na sessão “Resultados e aprendizagens da iniciativa de inovação social ‘Comer bem, sorrir melhor’” foram apresentadas várias conclusões sobre este projeto de inovação social, desenvolvido pela OMD juntamente com a Ordem dos Nutricionistas e a Colgate, na Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões.

Catarina Duarte, coordenadora, explicou o âmbito da iniciativa, que utilizou fundos do Portugal Inovação Social, dentro do Programa Operacional de Inovação Social e Empreendedorismo, e revelou que o projeto “Comer bem, sorrir melhor” beneficiou mais de 5 mil crianças, num total de 115 escolas e 21 agrupamentos de 14 municípios.

A médica dentista explicou ainda os 3 eixos da iniciativa (literacia em saúde, obtenção de hábitos nutricionais mais saudáveis e promoção da saúde oral), assim como a sua operacionalização no terreno, e fez um pequeno balanço. “Ganhou toda a comunidade escolar, professores, funcionários, médicos dentistas locais e famílias. Conseguimos que as crianças aprendessem sobre saúde oral e nutrição e levassem estes conhecimentos para casa”, considerou.

As mais-valias do projeto foram apresentadas por Anna Moura, professora da Universidade Católica Portuguesa e odontopediatra. E os resultados não poderiam ser mais satisfatórios: redução significativa da taxa de obesidade, de lesões de cárie e presença de biofilme. Por outro lado, grande parte das crianças reavaliadas na segunda fase passou a escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia, ao contrário do que acontecia.

Perante este cenário, Miguel Telo de Arriaga, chefe da Divisão de Literacia, Saúde e Bem-Estar na Direção-Geral de Saúde, elogiou o âmbito do projeto. “Literacia em saúde traduz-se na capacidade de ativar comportamentos, que foi o que aconteceu”, sublinhou. Já Inês Monteiro Filipe considerou que a iniciativa “assenta perfeitamente nos dois eixos principais do Plano Nacional de Promoção da Saúde Oral “, do qual é coordenadora.

Assista ao vídeo da sessão “Na Ordem do Dia” do 32º Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas, que decorreu na Exponor de 9 a 11 de novembro de 2023. Intervenções de Catarina Duarte, Maria Llanes, Anna Moura, Miguel Telo de Arriaga e Inês Monteiro Filipe.