A médica dentista Carina Esperancinha lecionou, online e em direto, o segundo curso socioprofisional de 2023, a 8 de maio, com o tema “Ortopedia funcional dos maxilares: vantagens do tratamento precoce da má-oclusão“.

A má-oclusão apresenta uma elevada prevalência na infância e um impacto significativo em termos da qualidade de vida das crianças afetadas e dos custos associados ao seu tratamento. Pode ter consequências estéticas ao nível dos dentes e da face, e funcionais na mastigação, deglutição, fala, postura corporal e articulação temporo-mandibular.

Por estas razões, a OMS classificou-a como a terceira doença oral mais importante, superada apenas pela cárie dentária e pelas doenças periodontais, recomendando a adoção de medidas preventivas e intercetivas.

A má-oclusão tem origem multifatorial dependendo de fatores ambientais, funcionais e hereditários. Serão discutidos quais os fatores de risco e os fatores protetores da má-oclusão, que contribuem para o crescimento e desenvolvimento craniofacial e para o estabelecimento de uma oclusão normal.

A prevenção e intervenção precoce da má-oclusão na idade pediátrica, preferencialmente ainda na dentição decídua ou mista, pode prevenir e/ou minimizar as desarmonias dento-faciais na idade adulta. Serão explicadas as vantagens do tratamento precoce, principalmente a sua rapidez e estabilidade ao longo do tempo.

A gravação vídeo deste curso já está disponível para consulta dos médicos dentistas (requer autenticação).

Há mais de 20 cursos ao dispor dos médicos dentistas. Todos já estão com inscrições abertas.