A médica dentista Carlota Duarte de Mendonça lecionou, online e em direto, o segundo curso socioprofisional de 2023, a 27 de abril, com o tema “Evidência científica: onde e como procurar?“.

“Dentistry based on evidence is different from Evidence Based Dentistry”. O paradigma da Medicina Dentária Baseada na Evidência exige que a melhor evidência científica seja integrada com a expertise clínica do profissional de saúde e expectativas do paciente. Apesar dos esforços dos últimos anos para o desenvolvimento e disseminação da Medicina Dentária Baseada na Evidência, ainda existem barreiras na sua implementação.

Os principais problemas incluem a dimensão e qualidade da evidência, publicação de resultados antagónicos, ilegibilidade e iliteracia científica e o desequilíbrio de investimento entre a produção e divulgação científicas. A pesquisa por evidência de qualidade pode ser um processo moroso, desgastante e culminar em listagens de artigos irrelevantes. E apesar de termos recursos tecnológicos, estes próprios podem tornar-se, pela sua complexidade, um entrave à pesquisa de evidência de qualidade.

A gravação vídeo deste curso já está disponível para consulta dos médicos dentistas (requer autenticação).

Há mais de 20 cursos ao dispor dos médicos dentistas. Todos já estão com inscrições abertas.