A Ordem dos Médicos Dentistas, os representantes das instituições de ensino superior e dos estudantes estiveram novamente reunidos, em Coimbra, dando continuidade aos trabalhos que têm vindo a ser encetados nas cimeiras do ensino superior.

Pela primeira vez na recém-inaugurada delegação da Região Centro da OMD, a 29 de maio, voltou a debater-se a qualidade do ensino da medicina dentária em Portugal. Nestes trabalhos, esteve presente o presidente da Associação para o Ensino de Medicina Dentária na Europa (ADEE), Päl Barkvol, que trouxe a sua visão sobre esta matéria e a forma como as questões do ensino e formação estão a ser tratadas no âmbito europeu.

O presidente da ADEE refletiu sobre o impacto que a estratégia adotada pela Organização Mundial da Saúde (para a prevenção e controlo das doenças não comunicáveis, na qual está incluída a saúde oral) terá no panorama do ensino e formação em medicina dentária.

Apresentou ainda programa ADEE LEADER, que tem como propósito promover a autoavaliação pelas instituições de ensino e pelos seus pares. O objetivo é fomentar a melhoria contínua e a adoção das melhores práticas internacionais.

Durante a reunião, os presentes deram conta dos trabalhos empreendidos pela comissão representativa das instituições de ensino superior, acerca da definição de parâmetros de qualidade no ensino pré-graduado da medicina dentária. Foi ainda abordada uma possível revisão ao inquérito a aplicar aos médicos dentistas recém-inscritos na OMD que se formem no presente ano letivo.

 

Estiveram presentes na IV Cimeira, em representação da OMD, o bastonário, Miguel Pavão, a vogal do Conselho Diretivo, Maria João Ponces, e o representante da Região Sul no CD, Nuno Ventura; o diretor da Faculdade de Medicina Dentária Universidade de Lisboa, João Caramês; o diretor da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto, Paulo Ribeiro de Melo, e a subdiretora da FMDUP, Maria Helena Figueiral; o coordenador do Mestrado Integrado em Medicina Dentária da Faculdade de Medicina – Universidade de Coimbra, Francisco do Vale; o vice-reitor do Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS-CESPU) e diretor do Departamento de Ciências Dentárias e coordenador do Mestrado Integrado em Medicina Dentária, Joaquim Ferreira Moreira; a vice-reitora da Egas Moniz School of Health and Science, Ana Cristina Manso, e e a coordenadora do Mestrado Integrado da, Ana Cristina Mano Azul; os coordenadores do Mestrado Integrado em Medicina Dentária da Universidade Católica Portuguesa, Maria José Correia e Nélio Veiga; em representação da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa, Cristina Cardoso Silva; e a presidente da Associação Nacional de Estudantes de Medicina Dentária (ANEMD), Sara Filipe e o vice-presidente, Rui Eira.