O Conselho Diretivo da OMD esteve reunido entre 31 de março e 1 de abril para analisar os vários processos que estão em curso, neste momento. Entre eles, os contributos rececionados no âmbito dos dois projetos de regulamento que estiveram em consulta pública: o eleitoral da OMD e o de acesso às competências setoriais.

A publicidade em medicina dentária foi um dos temas em agenda que mereceu particular atenção e que será alvo de uma reflexão alargada, de forma a incluir nesta discussão o presidente do Conselho Deontológico e de Disciplina, que participará numa próxima reunião.

O Executivo aproveitou para planear os estudos que pretende realizar ao longo de 2023, considerados de grande importância para traçar o perfil e evolução, não só dos médicos dentistas, mas também dos hábitos da população. O Barómetro da Saúde Oral e Os Números da Ordem serão realizados este ano, dada a sua preponderância em termos de suporte para reuniões com as várias entidades do setor e de posicionamento da OMD em matéria de comunicação.

Conselho Diretivo deslocou-se a Vila Real para a reunião mensal

No que respeita as atividades dos grupos de trabalho, o Gabinete de Apoio ao Médico Dentista (GAMD) informou os presentes sobre as parcerias institucionais entretanto celebradas e que oferecem benefícios aos médicos dentistas (disponíveis para consulta em aqui) Fez também uma súmula das solicitações enviadas pela classe e das informações que têm sido prestadas.

Proximidade aos médicos dentistas que exercem em Vila Real

A 31 de março, a direção promoveu um encontro com os profissionais que exercem na região de Vila Real, dando assim continuidade às reuniões que tem realizado com a classe um pouco por todo o país, desde o início do mandato.

Médicos dentistas que exercem na região de Vila Real apresentaram as suas ideias ao Conselho Diretivo

Miguel Pavão, bastonário da OMD, salienta que estas “ações de proximidade são um apelo à união dos colegas, por uma classe de médicos dentistas mais fortalecida e unida”. Acompanhado pelos representantes das regiões Norte e Sul no Conselho Diretivo, Patrícia Almeida Santos e Nuno Ventura, respetivamente, esclareceu todas as questões, ouviu as suas preocupações e ficou a conhecer melhor a realidade desta zona do país.

O Conselho Diretivo tem reunião agendada para o próximo mês de maio, no Porto.