Esta segunda-feira, 20 de março, assinala-se o Dia Mundial da Saúde Oral, e o bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Miguel Pavão, faz o balanço de um ano de ações por uma valorização do ato médico-dentário.

Recuando a um dos momentos em que a classe com a sua resiliência enfrentou os desafios da pandemia, Miguel Pavão destaca o papel dos médicos dentistas e revela que a Ordem apelou à remoção da obrigatoriedade das máscaras nos consultórios médico-dentários após este período Outono/Inverno, medida que está a ser revista pelo Governo.

Destaca também o atual momento de expectativa face à efetiva integração da medicina dentária no setor público, nomeadamente através da criação da carreira no SNS, a par da dinamização de modelos de comparticipação com os médicos dentistas do setor privado e a necessária reforma do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral, mais conhecido por cheque-dentista.

Em mensagem vídeo à classe, o bastonário aborda o que a OMD tem realizado ao longo deste ano, as metas que pretende alcançar e a importância do investimento na literacia para a saúde oral.

A efeméride, que todos os anos se celebra a 20 de março, foi criada pela Federação Dentária Internacional (FDI) para assinalar e consciencializar para a importância da saúde oral enquanto elemento fundamental para o bem-estar geral dos indivíduos e das comunidades.