A cerimónia de Compromisso de Honra que se realizou na Casa da Música, no Porto, juntou duas gerações de médicos dentistas. De um lado, os jovens recém-formados que juraram seguir os princípios humanísticos e deontológicos, através de um juramento solene e sentido; do outro, os profissionais que exercem há 30 ou mais anos e foram homenageados, pela primeira vez, devido ao seu contributo em prol da medicina dentária.

O primeiro Compromisso de Honra de 2023 é o destaque da edição 54 da Revista da OMD, que também dá ênfase a dois importantes temas: o Barómetro da Saúde Oral relativo a 2022 e a entrevista a Joana Morais Ribeiro, representante da Região Autónoma dos Açores no Conselho Diretivo da Ordem dos Médicos Dentistas.

Relativamente ao Barómetro da Saúde Oral, uma das grandes conclusões deste estudo indica que 50% dos portugueses que nunca vão ao médico dentista, ou que só o fazem menos de uma vez por ano, justificam a sua decisão com a falta de necessidade. A sétima edição do Barómetro da Saúde Oral continua a demonstrar um défice de políticas direcionadas para a prevenção e literacia em saúde oral, embora este número represente uma redução de 20,1% face à edição anterior deste estudo.

Como já foi referido, a Revista da OMD “viaja” também até à Região Autónoma dos Açores para uma conversa com Joana Morais Ribeiro, representante da região no Conselho Diretivo da Ordem dos Médicos Dentistas, que fala da missão de aproximar a Ordem dos profissionais que exercem no arquipélago. Joana Morais Ribeiro aborda também o Plano Regional de Saúde, que está a ser definido, e revela as metas estabelecidas para este mandato.

No plano internacional, a Organização Mundial da Saúde (OMS) deu mais um passo na implementação do projeto de cobertura mundial para a saúde oral, entre 2023 e 2030, com a publicação do plano de ação universal para a saúde oral, a 11 de janeiro.

Na rubrica Estilo de Vida, estivemos à conversa com Germano Silva, historiador e jornalista de 91 anos, que nos traça o perfil da cidade do Porto desde o Século XVIII até aos dias de hoje.

Aceda à edição online da Revista da OMD nº 54 (pdf).

Aceda à versão digital da Revista da OMD nº 54.

Na área de membro, os associados podem a qualquer momento atualizar a sua informação relativamente à Revista da OMD.

Aceda a www.omd.pt/conta/ para, caso pretenda, receber a revista em formato digital ao invés da edição em papel.