O Congresso Anual Mundial da Federação Dentária Internacional (FDI) regressa ao formato presencial quatro anos depois. Em 2023, o evento irá realizar-se em Sydney, na Austrália, de 24 a 27 de setembro, sob o tema “Educar para uma medicina dentária de excelência”.

Serão debatidas questões centrais como a saúde oral e a sua influência na saúde geral, o cancro oral, o recurso a técnicas inovadoras ou a utilização de ferramentas digitais. As inscrições antecipadas terminam a 31 de março.

Ao longo dos quatro dias de congresso, a FDI irá promover um programa científico “vanguardista”, que abrange as várias dimensões da saúde oral e da medicina dentária, com 200 horas dedicadas à formação. Haverá ainda vários fóruns de discussão com o objetivo de partilha de ideias, conhecimento, experiências e networking.

Participarão conferencistas de países como a Austrália, Brasil, Alemanha, Polónia, Peru, Japão, Canadá, índia, Estados Unidos, Itália, Líbano, Suíça, Hong Kong, Reino Unido, Espanha, Irlanda, Jordânia, China, Nova Zelândia, Argentina, Grécia, Egito, Escócia, Suécia, Argélia, México, Turquia e Marrocos.

Em paralelo, a FDI organiza a Exposição Mundial de Medicina Dentária (World Dental Exhibition), que este ano conta com mais de 25.000 m2 de espaço de exibição de produtos e novidades tecnológicas destinadas a profissionais.

Desta forma, perspetiva-se um encontro entre profissionais da área, investigadores, académicos e membros da indústria.

Submissão de resumos até abril

Os médicos dentistas interessados em submeter os seus trabalhos científicos (abstracts) ao Congresso Anual Mundial da FDI podem fazê-lo até dia 3 de abril. Os autores podem enviar até três resumos das apresentações orais e pósteres (um como autor e dois como coautor).

Todos os profissionais de medicina dentária podem concorrer, independentemente do país de origem. No entanto, apenas são aceites documentos em língua inglesa. O título do resumo deverá ter até 10 palavras e expressar a essência do tema.

As regras de submissão encontram-se disponíveis para consulta e leitura obrigatória no site oficial do Congresso Anual Mundial da FDI de 2023 (pdf). Os abstracts aceites serão divulgados após 15 de maio.

Consulte informação detalhada sobre o evento no site do FDI World Dental Congress.