A Casa da Música, no Porto, recebe este sábado, 28 de janeiro, o primeiro Compromisso de Honra de 2023, cerimónia com uma forte carga simbólica em que os médicos dentistas assinalam a sua entrada na profissão.

Os jovens médicos dentistas vão receber o diploma de médico dentista e farão o Juramento do Compromisso de Honra, momento alto do evento, sobre um texto onde se comprometem a respeitar o doente e a guardar o máximo respeito pela humanidade, entre outras considerações importantes para o exercício da profissão.

Também os médicos dentistas com mais anos de exercício profissional, que tenham efetuado a inscrição no evento, poderão formalizar ou reiterar o seu Juramento. A todos, a OMD procurará fazer uma singela homenagem e um reconhecimento pelo exemplar contributo para a saúde oral da população portuguesa.

Este ano a OMD entendeu por bem estender esta cerimónia aos colegas com 30 anos ou mais de profissão.

Servir os pacientes

As cerimónias têm como ponto alto o Juramento do Compromisso de Honra, o momento em que os participantes se comprometem a respeitar a ética e deontologia da medicina dentária e assumem o pacto de servir os pacientes e respeitarem a ciência.

Este juramento é, naturalmente, um momento crucial do percurso profissional do médico dentista.

Em 2022, cerca de 600 profissionais participaram nestes eventos, acompanhados pela família e amigos, que aplaudiram todos os recém-inscritos na OMD pelo percurso realizado até ao momento em que coletivamente juraram seguir os princípios humanísticos e deontológicos da profissão.

Programa

15h00: Abertura do Secretariado – Acreditação

16h00: Boas-Vindas
Orador convidado: jornalista Mário Augusto

Alocuções de:

  • Tiago do Nascimento Borges, coordenador do Conselho dos Jovens Médicos Dentistas da OMD José Frias Bulhosa, vogal do Conselho Deontológico e de Disciplina da OMD
  • Miguel Pavão, bastonário da OMD
  • Juramento do Compromisso de Honra
  • Entrega das Medalhas de 30 Anos de Profissão
  • Intervenção do Ministro da Saúde, Dr. Manuel Pizarro
  • Mensagem de Sua Excelência O Presidente da República, Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa
  • Momento Musical com o Grupo de Cordas Feminino Adlib Strings

18h00: Cocktail

Os compromissos de honra destinam-se aos médicos dentistas inscritos na OMD em 2022. A cerimónia realiza-se em três sessões organizadas no norte, centro e sul do país. Depois do Compromisso de Honra do Porto, Lisboa acolhe a cerimónia a 4 de fevereiro e Viseu a 11 de fevereiro.

Compromisso de Honra 2022 no Porto, na Casa da Música.
Compromisso de Honra 2022 em Lisboa, na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa.
Compromisso de Honra 2022 em Coimbra, na Quinta das Lágrimas.