A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou a 18 de novembro o “Global Oral Health Status Report”, quase 20 anos após a elaboração do relatório de 2003 (“World Oral Health Report”).

Este documento apresenta-se como uma referência para o desenvolvimento de políticas no âmbito da saúde oral, mediante a disponibilização de orientações para um alargado leque de setores e intervenientes nesta matéria, incluindo o setor privado. O relatório é um marco importante para o processo de defesa de uma melhor saúde oral, a nível global, e de dinamização de políticas de ação nesta área.

O “Global Oral Health Status Report” mostra, pela primeira vez, um retrato do panorama mundial em termos de carga que as doenças orais representam, bem como os desafios e oportunidades que podem ser aproveitadas para alcançar o objetivo definido pela OMS: a cobertura universal de saúde para a saúde oral.

Neste relatório é possível, por exemplo, consultar os perfis de saúde oral dos 194 países membros da OMS, nos quais se destacam a relação da saúde oral com a saúde sistémica e com as desigualdades sociais, visto que há uma maior carga de doença entre as populações mais vulneráveis, seja ao nível interno de cada nação, seja quando comparada com os vários países. Razão pela qual, este documento apresenta um guia para dar prioridade à saúde oral nos vários contextos: global, nacional e regional.

Consulte o “Global Oral Health Status Report” (pdf).