A Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, visita, no próximo dia 5 de dezembro, o projeto social “Comer Bem, Sorrir Melhor”, no Centro Escolar de Nelas. O projeto é uma iniciativa da Ordem dos Médicos Dentistas em parceria com a Ordem dos Nutricionistas e com o apoio da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão-Lafões e da Colgate.

Durante a visita serão apresentados os resultados referentes ao primeiro semestre do projeto.

O projeto “Comer Bem, Sorrir Melhor” tem como objetivo promover estilos de vida saudáveis, reduzindo o risco de cáries e equilibrar a alimentação diária das crianças que frequentam as escolas do 1.º ciclo, dos 14 concelhos da região Viseu Dão-Lafões, e materializa-se através de um consultório móvel que, desde maio último, tem vindo a percorrer estes estabelecimentos de ensino.

O objetivo é envolver a totalidade dos cerca de cinco mil alunos que frequentam aquele nível de ensino na Região até ao final de 2023.

O projeto “Comer Bem Sorrir Melhor” tem demonstrado a importância da proximidade e do estímulo da literacia e o seu contributo para a melhoria da saúde de uma forma geral, e da saúde oral, em particular. A aposta na prevenção, quer em termos de alimentação, quer em termos de hábitos de higiene oral, é fundamental para garantir uma melhor qualidade de vida, particularmente junto dos mais novos”, adianta Miguel Pavão, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas.

Os resultados intercalares dos dois primeiros meses do projeto indicam que foram avaliados 1.313 alunos do quarto ano do ensino básico da CIM Viseu Dão Lafões, tendo-se registado uma prevalência de cáries nestas crianças de 51%. Além das consultas de medicina dentária, nas visitas são também desenvolvidas ações de literacia sobre higiene oral e alimentação equilibrada, tendo para o efeito sido entregues 1.324 pastas de dentes, 1.319 colutórios e 1.316 escovas.

AGENDA 5 DE DEZEMBRO

Local: Centro Escolar de Nelas (Rua Doutor Pinto Loureiro 3520-045 Nelas)
11h00: Visita ao projeto “Comer bem, Sorrir Melhor”.
11h20: Apresentação dos resultados referentes ao primeiro semestre 2022 do projeto, com intervenções de:

  • Prof. Doutora Maria Llanes, coordenadora do projeto “Comer bem, Sorrir Melhor”
  • Dra. Olga Carvalho, diretora do Agrupamento Escolar de Nelas.
  • Prof. Doutor. Miguel Telo de Arriaga, chefe da Divisão de Literacia, Saúde e Bem-Estar da Direcção-Geral da Saúde* a confirmar
  • Dr. Nuno Martinho, diretor executivo CIM – Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões
  • Prof. Doutora Alexandra Bento, bastonária da Ordem dos Nutricionistas
  • Dr. Miguel Pavão, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas
  • Dr. Joaquim Amaral, presidente da Câmara Municipal de Nelas
  • Dra. Margarida Tavares, Secretária de Estado da Promoção da Saúde

12h20: Entrega Kit Saúde Oral às crianças