O Conselho Geral reuniu a 10 de dezembro para analisar e votar o Plano de Atividades e Orçamento para o próximo ano. Os trabalhos do Conselho Geral foram orientados pela Mesa, através do seu presidente, Fernando Guerra, a vice-presidente, Célia Carneiro, e os secretários António José de Sousa e Gisela Melo de Sousa.

As propostas de atividades e respetivo orçamento para 2023 foram elaboradas pelo Conselho Diretivo (CD), tendo sido apresentadas aos conselheiros pelo presidente do CD, Miguel Pavão, pelo tesoureiro da OMD, Manuel Nunes, e pela representante da Região Autónoma dos Açores no CD, Joana Morais Ribeiro.

Os membros do Conselho Geral solicitaram o esclarecimento das dúvidas existentes, tendo os representantes do CD respondido de forma esclarecida a todas as questões.

O orçamento apresentado na reunião foi acompanhado pelo parecer positivo do presidente do Conselho Fiscal, António Ginjeira.

Após a discussão e análise dos dois documentos, os conselheiros aprovaram por maioria o Plano de Atividades e Orçamento para 2023.