Um médico dentista para 846 portugueses. Este é o rácio a reter da recente edição do estudo Os Números da Ordem e que corrobora as preocupações e os alertas que a OMD tem feito ao longo do tempo sobre as consequências do contínuo crescimento da classe.

O estudo merece especial atenção por parte da Revista nº 53, que dá conta das diligências realizadas pelo bastonário nos últimos meses, através das quais teve a oportunidade de dar a conhecer os desafios da medicina dentária e da prestação de cuidados de saúde oral, junto do poder e dos decisores políticos, nacionais e internacionais.

Destaque também para os projetos e iniciativas dos jovens médicos dentistas, que organizaram dois importantes debates sobre o presente e o futuro da medicina dentária e dos seus profissionais.

Nesta edição, fazemos o balanço do projeto “Comer bem, sorrir melhor” e conversamos com Maria Llanes, coordenadora desta iniciativa promovida pela OMD, em parceria com a Ordem dos Nutricionistas. Conheça os resultados preliminares e a perspetiva de uma das médicas dentistas que integram o projeto e que aceitou o desafio de “mudar a saúde oral das novas gerações”.

Fique ainda a par das propostas do Orçamento de Estado 2023 para a saúde oral e dos planos da nova equipa ministerial para este setor.

No contexto internacional, fomos conhecer o trabalho do presidente da Associação para o Ensino da Medicina Dentária na Europa (ADEE), Pål Barkvoll, e divulgamos as declarações de política aprovadas pela Federação Dentária Internacional.

Em Estilo de Vida, descubra o percurso e os projetos do vocalista dos Black Mamba, Tatanka.

Aceda à edição online da Revista da OMD nº 53.

Na área de membro, os associados podem a qualquer momento atualizar a sua informação relativamente à Revista da OMD.

Aceda a www.omd.pt/conta/ para, caso pretenda, receber a revista em formato digital ao invés da edição em papel.