O tema da publicidade no setor da saúde foi debatido na sessão “Quo vadis, publicidade”, moderada por António Roma Torres, presidente do Centro de Formação Contínua e membro do Conselho Diretivo da OMD.

Com o objetivo de consciencializar os médicos dentistas para as melhores práticas, o painel de conferencistas procurou delimitar a fronteira entre informação e “conteúdo de engrandecimento”, num diálogo que envolveu questões éticas e deontológicas transversais à classe.

Ao longo da sessão, foi ainda abordada a mudança de paradigma da publicidade no seio da medicina dentária, em virtude da presença dos prestadores de cuidados de saúde nas redes sociais. Uma realidade que, de resto, traz novos desafios.

“A divulgação que era feita no passado transformou-se em publicidade e hoje são os médicos dentistas a ir à procura dos clientes. As redes sociais permitem que haja publicidade barata, fácil e quase imediata no sentido de influenciar o paciente na escolha do médico dentista. O limite entre informação e conteúdo de autoengrandecimento é difícil de traçar. As redes sociais são uma novidade e obrigam a uma nova reflexão”, considerou Daniel Bulas Cruz, assessor jurídico do Conselho Deontológico e de Disciplina da OMD.

Assista ao vídeo da sessão “Quo Vadis, Publicidade?” do 31º Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas, que decorreu na Feira Internacional de Lisboa de 17 a 19 de novembro de 2022. Intervenções de Daniel Bulas Cruz, António Andrade e Silva e José Frias Bulhosa: