A profissão de médico dentista apresenta um desgaste rápido e são inúmeros os fatores que contribuem para esta causa. Mais do que uma conclusão, este foi o ponto de partida do debate “medicina dentária: profissão de desgaste rápido”, promovido pela OMD durante o 31.º Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas, moderado por João Carlos Ramos, vice-presidente da Comissão Científica e do Centro de Formação Contínua da Ordem.

Vanessa Silva, enquanto médica dentista, e Rosário Mexia, antiga docente em dentisteria operatória, elencaram vários fatores que contribuem para um desgaste rápido, como por exemplo a postura, o excesso de carga ou simplesmente o stress inerente à profissão.

As duas preletoras defenderam a utilização de material ergonómico, de forma a prevenir problemas musculoesqueléticos, como a síndrome do túnel cárpico, suportando-se em vários estudos que indicam que o uso deste equipamento reduz o risco de lesões.

Por sua vez, Rosário Mexia não escondeu a sua preocupação com os elevados índices de stress destes profissionais, alertando para o risco de exaustão e burnout durante o exercício da atividade. A docente da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa sublinhou a necessidade de os médicos dentistas estarem atentos aos primeiros sinais.