O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, esteve presente na cerimónia de abertura do 31º Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas, no passado dia 18 de novembro. Perante as conclusões do Barómetro da Saúde Oral 2022, que foi divulgado nessa manhã, o ministro constatou ser necessário “debruçar sobre os resultados do programa” cheque-dentista. “Senhora Diretora-Geral da Saúde é um desafio que temos, tornar evidente o resultado deste programa, porque se o queremos alargar temos que criar a consciência do investimento que fazemos”, referiu, dirigindo-se a Graça Freitas, presente na audiência.

“A ausência de cuidados de saúde oral excluí cidadãos de uma vida social normal, da vida da sua comunidade, da possibilidade de uma vida profissional, é uma causa relevantíssima de absentismo no mercado de trabalho”, considerou. Manuel Pizarro adiantou que o ministério tem duas prioridades: a aposta reforçada na prevenção junto das crianças e dos jovens, pelo que o programa cheque-dentista precisa “de ser revisitado”; e a aposta na disseminação de gabinetes de saúde oral nos cuidados de saúde primários. “É preciso alargar a presença desses gabinetes e criar condições de exercício profissional, uma carreira”, afirmou.

Miguel Pavão, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, aproveitou para adiantar alguns dados do Barómetro da Saúde Oral, reforçando que menos de 7% da população recorre à medicina dentária no SNS e as principais razões apontadas para esta exclusão são, “respetivamente, o não reconhecimento das necessidades dos cuidados de saúde oral por parte dos cidadãos e obviamente as limitações económicas”. Facto que evidencia o enorme trabalho que “há a fazer em Portugal em matéria de literacia para a saúde”, notou.

Na cerimónia de abertura, Teresa Alves Canadas, presidente da Comissão Organizadora do 31º Congresso da OMD, abordou a temática desta edição, salientando que “a medicina dentária e as especialidades médicas” trazem uma nova visão do posicionamento da profissão. Recuo até ao início do percurso da profissão, que evoluiu até à atualidade graças aos médicos dentistas portugueses, que “criaram uma identidade própria com credibilidade que importa manter e valorizar”. A assinatura deste congresso, “Art with Heart”, representa a “entrega, dedicação, espírito de sacrifício, amor à sua arte”, explicou.

Assista ao vídeo da cerimónia de abertura do 31º Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas:

Mais de quatro mil congressistas

O 31º Congresso da OMD regressou a Lisboa após dois anos de pandemia. Nos dias 17, 18 e 19 de novembro, o evento registou uma afluência de 4400 congressistas, que percorreram os quatro auditórios da FIL e assistiram às conferências de mais de uma centena de oradores nacionais e estrangeiros. Também os cursos despertaram um grande interesse por parte da classe. Mais de 500 médicos dentistas frequentaram os 22 cursos hands-on e o pré-congresso.

Já a Expodentária foi visitada, durante os três dias, por mais de 10 mil profissionais do setor. A maior feira de equipamentos e materiais dentários contou com a presença de 108 empresas, distribuídas por 469 stands.