A realidade da medicina dentária nos países de expressão portuguesa foi o ponto de partida da sessão “Fórum da Associação Dentária Lusófona (ADL): formação em medicina dentária como reforço da cooperação lusófona”, moderada por António Roma Torres, presidente do Centro de Formação Contínua e membro do Conselho Diretivo da OMD.

De uma forma geral, o painel abordou três temas em comum aos vários países que integram a ADL: estado atual da profissão, preocupações do setor e desafios para o futuro. A conclusão não poderia ter sido mais esclarecedora. Existe ainda algum trabalho a fazer no seio da ADL para garantir melhores condições de ensino e prática profissional, essencialmente nos países africanos.

Carmelinda Abu Raya, Presidente da Associação Cabo-verdiana de Médicos Dentistas, deixou mesmo o alerta. “O sucesso desta cooperação terá de implicar um investimento em prol do avanço da medicina dentária e da qualidade dos serviços”, considerou Carmelinda, que traçou o retrato da profissão no seu país. “Temos um rácio de médicos dentistas que não atinge os valores propostos pela OMS. Além do mais, há falta de profissões satélite, especializações e pós-graduações”, defendeu. De resto, Guiné Bissau e Moçambique partilham problemas do mesmo género.

O ensino e a qualidade do mesmo foi um dos temas centrais do debate, devido à escassez de opções nos países africanos, o que implica, inevitavelmente, procurar formação especializada no exterior. António Roma Torres, na qualidade de presidente do Centro de Formação Contínua da Ordem dos Médicos Dentistas, defendeu o “ensino à distância” de forma a mitigar o problema.

Outra das soluções apresentadas durante a sessão aponta para o investimento de 400 milhões de euros previstos no programa Pan-Africano, tal como referiu Maria Llanes, coordenadora do projeto “Comer Bem, Sorrir Melhor”, que promove a saúde oral e a alimentação saudável.

Na sessão, Paula Ahing, que participou em representação da Associação Moçambicana dos Médicos Dentistas, foi nomeada diretora executiva com o propósito de dinamizar a ação da Associação Dentária Lusófona e propor, no prazo de um ano, a realização de eleições para ADL.

Assista ao vídeo da sessão “Na Ordem do Dia” do 31º Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas, que decorreu na Feira Internacional de Lisboa de 17 a 19 de novembro de 2022. Intervenções de Júlia Sá Viegas, Cládia Cohen, Wilson Chediek, Juliano do Vale, Carmelinda Abu Raya, Elizabete Augusto Ié, Paula Ahing, António Roma Torres e Maria Llanes.

.