O novo ministro da Saúde, Manuel Pizarro, recebeu esta semana a Ordem dos Médicos Dentistas para uma reunião de apresentação e cumprimentos.

Acompanhado pela vice-presidente do Conselho Diretivo, Teresa Alves Canadas, Miguel Pavão traçou o perfil da medicina dentária e dos médicos dentistas, onde realçou o impacto do crescimento anual da classe no exercício da profissão. O bastonário notou que o excesso de profissionais não se reflete numa melhoria do acesso da população aos cuidados de saúde oral e alertou para a urgência de se investir nesta área, que tem sido descurada ao longo de 40 anos.

Este foi o ponto de partida para os dois responsáveis, e respetivas equipas, falarem sobre a criação de uma agenda de trabalho que dê prioridade a uma política para a saúde oral.

Miguel Pavão destacou três áreas fundamentais. “Desde logo, o setor público com o reforço de uma intervenção da medicina dentária nos cuidados de saúde primários”, esclareceu, adiantando que se falou na “possibilidade da criação das unidades de saúde oral e da articulação com a Comissão Executiva do SNS”.

Outro tema referido respeita à dimensão do setor privado na prestação de cuidados aos portugueses. “Há uma articulação de um conjunto alargado de redes de clínicas espalhadas por todo o país”, indicou, lembrando o caso do cheque-dentista que é um exemplo de “uma parceria público-privada”. Da parte de Manuel Pizarro, que é conhecedor deste dossier, houve abertura para um trabalho conjunto para uma atualização profunda do programa, não só em termos de atualização do valor de reembolso, mas também do seu modelo e metas.

“Por último”, acrescentou o bastonário da OMD, foi dado enfoque ao “setor social”, que assume um “papel importantíssimo da literacia para a saúde” e de apoio à população mais vulnerável.

Nesta reunião, o ministro da Saúde foi sensível à necessidade de alargar as respostas de saúde oral, bem como de integrar os médicos dentistas no serviço público. Miguel Pavão esclareceu que “ficou uma orientação para trabalharmos juntos, nomeadamente com o novo CEO do SNS” e realçou a expectativa da Ordem quanto a “uma nova fase e um virar de página para a medicina dentária”.

Manuel Pizarro esteve acompanhado pela secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, e pelo secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre.