O Conselho Diretivo reuniu no Funchal, a 8 de outubro, para discutir dois importantes dossiers e tomar decisões sobre dois regulamentos a implementar a breve prazo.

Um dos documentos discutidos foi o da criação da figura do provedor da medicina dentária. Esta está prevista no Estatuto da OMD, no entanto, não estava ainda regulamentada. A direção fez, por isso, uma análise preliminar do regulamento, cumprindo assim um dos pontos da execução do seu programa eleitoral. O provedor é um órgão independente, que tem como função a defesa dos interesses dos destinatários dos serviços de medicina dentária.

Outro regulamento analisado foi o eleitoral. Este foi aprovado pelos presentes e encontra-se neste momento em consulta pública. Este documento tem como objeto estabelecer as regras aplicáveis ao processo eleitoral para os órgãos da OMD, sem prejuízo do disposto no Estatuto da Ordem dos Médicos Dentistas (EOMD), bem como o processo eleitoral dos colégios de especialidades da Ordem.

A saúde pública oral foi outro dos assuntos que mereceram a atenção dos membros do Conselho Diretivo. Por um lado, a necessidade urgente de reformular o Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral, conhecido por cheque-dentista, tornando-o mais eficaz e adaptado às necessidades da população. Nesse sentido, a direção emitiu a seguinte posição: “o CD defende uma profunda reformulação do programa do cheque-dentista e as negociações para o efeito devem ter início até ao final do ano de 2022, sob pena do comprometimento do apoio da OMD ao programa”.

Reunião com os associados que exercem na ilha

Na véspera da reunião mensal, o Conselho Diretivo organizou um encontro com os médicos dentistas que estão a exercer na ilha. Este convívio reuniu diversos associados que partilharam as suas preocupações e a sua experiência profissional.

Dando continuidade à estratégia de aproximação dos órgãos sociais à classe, a direção ouviu os colegas e aproveitou para informá-los sobre o trabalho que tem sido desenvolvido ao longo deste mandato. Temas como a radiologia, os seguros e convenções, o gabinete de apoio ao médico dentista e as parcerias atualmente existentes foram apresentados aos participantes nesta reunião. A presidente da Comissão Organizadora do 31º Congresso da OMD aproveitou para deixar o convite aos colegas para que participem neste encontro, que é um momento fulcral da formação contínua, mas também do contacto e intercâmbio entre os médicos dentistas dos vários pontos do país.