A Ordem dos Médicos Dentistas realizou em Coimbra, no passado dia 26 de setembro, a III Cimeira do Ensino Superior, que reuniu novamente as sete faculdades que lecionam o Mestrado Integrado em Medicina Dentária e a Associação Nacional de Estudantes de Medicina Dentária (ANEMD).

Os trabalhos arrancaram com a assunção por parte das sete escolas em assinar um memorando de entendimento base para a continuação dos trabalhos conducentes a produzir propostas concretas quanto à duração e a reestruturação curricular do Mestrado Integrado em Medicina Dentária, convergente com as diretivas e o perfil do médico dentista europeu.

Na agenda, esteve a proposta de parâmetros de qualidade no ensino pré-graduado da medicina dentária, um inquérito realizado aos recém-inscritos e apresentado pela OMD na última cimeira. As instituições de ensino apresentaram o feedback sobre este documento, partilharam os seus pontos de vista e comprometeram-se a continuar a discutir o assunto, nomeadamente nas reuniões conjuntas das faculdades.

Os encontros de trabalho têm decorrido no âmbito do Fórum Ensino e Profissão Médico-Dentária, que tem como propósito dinamizar o diálogo entre todos os intervenientes da profissão sobre assuntos relacionados com o ensino e formação, que têm impacto no exercício da medicina dentária.

A próxima reunião está agendada para o início de 2023.