A 7 de setembro de 2022, através de vias telemáticas, realizou-se a reunião ordinária mensal do Conselho Deontológico e de Disciplina.

Nesta sessão foram analisados temas relacionados com a implementação das competências sectoriais, bem como os temas a abordar no 31º Congresso da OMD, no Painel “Deontologia a pés juntos: erro médico e os limites da medicina dentária”, painel este organizado e da responsabilidade do CDD.

Foi apresentado e discutido a proposta do plano de atividades do CDD para o ano de 2023.

No âmbito da ação disciplinar, foram analisados quatro processos cautelares relacionados com o incumprimento do dever de entrega de documentação clínica ao doente e uso incorreto do nome profissional.

Dois dos processos cautelares foram arquivados, um seguiu para instauração de processo disciplinar e o restante foi solicitado informações complementares.

Resultado da análise documental das participações recebidas e após previa avaliação da Comissão de Avaliação Liminar, o presidente do CDD, Luís Filipe Correia, informou os membros presentes, que arquivou quatro participações e instaurou 14 processos disciplinares, relacionados com a descontinuidade da prestação de serviços, falta de urbanidade e de delicadeza para com o doente e possível existência de má pratica clínica em tratamentos dentários relacionados com a prostodontia fixa, removível e com tratamento ortodôntico e nomeou os relatores entre os membros efetivos para cada processo disciplinar.