O Conselho Diretivo reuniu no Porto no início do mês para analisar, entre outras questões, o processo de renovação das cédulas profissionais. Na sequência das conversações com os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), os membros decidiram por maioria manter as características atuais destes documentos conforme estava orçamentado para 2022, uma vez que os SPMS não têm data de previsão para o início da evolução da prescrição eletrónica médica (que está prevista no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência).

A equipa deliberou ainda a implementação da opção de pesquisa de médicos dentistas especialistas na área reservada para membros, na página eletrónica da OMD. O objetivo é dar à classe a possibilidade de referenciar os pacientes para colegas das especialidades da Ordem. Esta possibilidade será integrada no campo “pesquisa de médicos dentistas”, adicionando um separador de “especialidade”.

Foi igualmente aprovado o formulário de denúncia do exercício ilegal, proposto pelo Grupo de Trabalho Exercício Ilegal e Fiscalizações. O formulário estará disponível em formato digital na página eletrónica da OMD.

Os membros do CD, entre outros assuntos, começaram a preparar as cerimónias do Compromisso de Honra 2023, tendo discutido a organização e alguns detalhes dos eventos do próximo ano.

O Conselho Diretivo reúne novamente em outubro, na Região Autónoma da Madeira.