Representantes da Direção-Geral da Saúde, da Secretaria de Estado para a coordenação da execução regional do estado de emergência, da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N), do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto e das faculdades de Medicina e de Psicologia da Universidade do Porto elaboraram um artigo científico descrevendo o modelo de intervenção em que se basearam as equipas organizadas no âmbito do Rastreio Colaborativo da ARS-Norte. Recorde-se que este projeto implementou um modelo assente na realização de inquéritos epidemiológicos aos doentes positivos para a COVID-19, com o objetivo de cortar precocemente as cadeias de transmissão na comunidade durante as fases mais críticas da pandemia.

Os médicos dentistas contratados ou alocados ao Rastreio Colaborativo assumiram nesta iniciativa o papel de líderes das equipas de operacionais.

A enorme disponibilidade da classe para integrar o rastreio e a sua atuação no combate à pandemia foram evidenciados pelos responsáveis do projeto e voltam a estar em destaque no artigo agora publicado no jornal Preventive Medicine Reports editado pela ScienceDirect, intitulado “COVID-19 Collaborative Screening: An Action-Research Project for Large Scale Contact Tracing in the Northern Portugal”.

Neste estudo, não só é reconhecida a formação e o conhecimento especializado dos médicos dentistas, mas também o envolvimento da OMD, que se disponibilizou de imediato para divulgar os processos de recrutamento e toda a informação relacionada com o projeto Rastreio Colaborativo da ARS-Norte.

O artigo pode ser consultado na íntegra na publicação online ScienceDirect, da editora Elsevier.