A OMD foi recebida em audiência pelo secretário regional da Saúde e Desporto dos Açores, Clélio Meneses, com o objetivo de abordar a criação da carreira especial de medicina dentária no Serviço Regional de Saúde (SRS) e a importância do trabalho que tem vindo a ser feito pelos médicos dentistas na melhoria da saúde oral dos açorianos, e que se tem repercutido na sua saúde geral.

Na reunião, que decorreu no passado dia 15 de junho, Joana Morais Ribeiro, representante da Região Autónoma dos Açores (RAA) no Conselho Diretivo da Ordem dos Médicos Dentistas, recordou a relevância do trabalho desenvolvido pelos médicos dentistas junto da comunidade, não só daqueles que exercem no setor público, como também dos prestadores privados.

No âmbito do exercício da medicina dentária no SRS, a representante entregou uma proposta de criação da carreira, que foi previamente escrutinada pelos médicos dentistas da região. Foram também apresentados os documentos que corroboram a sua importância.

No âmbito da literacia em saúde, Joana Morais Ribeiro fez referência especial ao trabalho desenvolvido pelos médicos dentistas no âmbito da saúde escolar.

Atendendo à dificuldade do SRS em dar resposta às necessidades, a responsável destacou também o contributo dos prestadores privados na melhoria da saúde oral dos açorianos, apelando ao reforço das parcerias público-privadas, nomeadamente através do aumento dos reembolsos aos utentes que acedem a prestadores privados.

Para fundamentar a necessidade urgente de uma atualização das tabelas de reembolsos, a OMD apresentou o estudo de “Apuramento do Custo de Tratamentos em Medicina Dentária”, realizado pela Faculdade de Economia da Universidade do Algarve. Este documento serviu de base de suporte à defesa do aumento do valor a reembolsar ao cidadão, enquanto facilitador do acesso aos cuidados de saúde oral e promotor da livre escolha do prestador.

O secretário regional da Saúde e Desporto dos Açores mostrou-se atento às questões apresentadas pela Ordem, valorizando a apresentação do estudo. Clélio Meneses demonstrou abertura da tutela quanto à análise da proposta de criação da carreira especial de medicina dentária apresentada pela OMD e reiterou a importância da literacia em saúde.