“Em Portugal, à data de hoje, cerca de 70% dos portugueses não têm pelo menos um dente na sua boca, sendo que 50% destes acabam por não ter qualquer dente de substituição”. Este é um dos alertas do bastonário da OMD em declarações à SIC.

Miguel Pavão realça as principais razões das carências da população portuguesa em matéria de saúde oral, apresentando várias propostas para inverter as dificuldades no acesso a estes cuidados e para promover a literacia e a prevenção de doenças orais.

Numa reportagem alargada sobre a saúde oral em Portugal, a SIC faz o raio x a este setor, lembrando que grande parte da população só vai ao médico dentista em caso de urgência e que a quase totalidade dos profissionais está no setor privado. Reformular o cheque-dentista, “que nunca evoluiu, só regrediu”, e investir na integração da medicina dentária nos cuidados primários são eixos apontados por Miguel Pavão para criar condições que melhorem o acesso.

No caso do projeto Saúde Oral para Todos, nota o bastonário, “apenas 40% do território está coberto com estes gabinetes”, apontando ainda a “fragilidade do sistema de integração destes profissionais”. “Não há possibilidade de progressão, nada é estimulante para o exercício da sua profissão”, constata. “Em 2017”, acrescenta, “houve o desenho de uma carreira para o médico dentista, aprovada pelo Ministério da Saúde, mas que ficou bloqueada no Ministério das Finanças”.

As dificuldades da classe quanto ao início da profissão, a emigração e formação em excesso de médicos dentistas são igualmente abordados nesta reportagem especial. Em declarações à SIC, lamenta a fuga de profissionais altamente qualificados e sustenta que é necessário agir neste âmbito, já que são formados mais de 500 médicos dentistas por ano. Um cenário que se reflete no rácio de profissionais por habitantes: “temos um rácio de um médico dentista para 884 habitantes”, quando a Organização Mundial da Saúde recomenda “um para 1500”.

A SIC pediu esclarecimentos ao Ministério da Saúde no âmbito da reportagem, mas não obteve resposta.