O arranque oficial das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas aconteceu em Braga, a 9 de junho. O Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas recebeu honras militares prestadas por cadetes da Academia Militar e presidiu à Cerimónia do içar da Bandeira Nacional.

Após a cerimónia, Marcelo Rebelo de Sousa deu início a um conjunto de visitas institucionais, entre elas, a um projeto de inovação social que assenta no modelo de disponibilização de cuidados de medicina dentária junto dos bracarenses. Acompanhado pelo bastonário da OMD, Miguel Pavão, e pelo ex-bastonário da Ordem, Manuel Fontes de Carvalho, o Presidente da República foi conhecer a equipa do Centro de Apoio à Saúde Oral “Braga a Sorrir”. Instalado no Gabinete Municipal de Saúde em Braga, o projeto resulta de uma parceira entre a câmara municipal e a organização “Mundo a Sorrir”.

O Chefe de Estado conversou com os profissionais que integram esta resposta de prevenção e promoção da saúde oral junto da população socialmente vulnerável que reside no município. Em funções desde 2015, o projeto já beneficiou mais de 2.800 pessoas.

As comemorações do 10 de junho realizaram-se posteriormente em Londres e Andorra.