A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS) homenagearam o percurso e legado do Professor José Pinto da Costa (1934-2021), no passado dia 8 de junho.

Colegas, amigos, professores e alunos que conviveram com J. Pinto da Costa reuniram-se no Salão Nobre do ICBAS para recordar a referência incontornável da medicina legal, em Portugal, e o seu papel na medicina dentária forense, bem como para assistir ao lançamento do livro “Prof. J. Pinto da Costa. O Médico, o Professor, o Comunicador”.

O bastonário da OMD, Miguel Pavão, lembrou que “os médicos dentistas devem muito ao Prof. Pinto da Costa”, que “fez pela medicina dentária o que muitos profissionais de saúde e legisladores não fazem”. Considerando que este é “um reconhecimento mais que justo”, definiu o livro evocativo como uma obra que “espelha muito bem aquilo que é a mundividência, a dimensão do Prof. Pinto da Costa”.

Participaram também nesta homenagem o diretor do ICBAS, Henrique Cyrne Carvalho, a filha de J. Pinto da Costa, Mariana Pinto da Costa, o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, o médico e médico dentista, João Leite-Moreira, o antigo aluno da Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP), André Lamas Leite, e o antigo aluno da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), Fernando Almeida. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deixou também uma mensagem aos presentes.

Durante a sessão, a médica dentista La Salete Alves apresentou o livro “Prof. J. Pinto da Costa. O Médico, o Professor, o Comunicador”. Esta homenagem, anunciou, “é um agradecimento de todos pela sua forma de viver a vida, pelos contributos que fez e pelo legado que nos deixa”.
La Salete Alves é mestre em medicina legal e doutorada em Ciências Biomédicas pelo ICBAS. A médica dentista estudou e trabalhou durante vários anos com o professor. É presidente da Associação Portuguesa de Medicina Dentária Forense.