A Federação Europeia de Periodontologia (EFP) assinala novamente o Dia da Saúde Periodontal, uma data que alerta para a importância dos cuidados a ter com as gengivas e para as consequências da doença periodontal, que afeta cerca de 50% da população mundial.

Esta patologia está diretamente relacionada com a presença de doenças cardiovasculares e outras doenças crónicas, e tem um grande impacto na qualidade de vida dos pacientes. Daí a importância da prevenção, deteção precoce, correto diagnóstico e tratamento.

A efeméride tem como mote, este ano, “Cuide das suas gengivas”, uma mensagem que tem o objetivo de consciencializar a população de que a doença periodontal pode ser prevenida e tratada, através de bons hábitos de higiene oral e da visita regular do médico dentista.

A direção do Colégio de Especialidade de Periodontologia da Ordem dos Médicos Dentistas “gostaria de assinalar o dia da Saúde Periodontal e congratular-se com o extraordinário trabalho da SPPI (Sociedade Portuguesa de Periodontologia e Implantes), com campanhas centradas na literacia em saúde Periodontal, junto da população, em vários pontos do país”.

Helena Rebelo, presidente do Colégio, lembra que “promover a saúde periodontal na nossa população é fundamental para que, em Portugal, sejamos mais saudáveis”. “Cabe a todos os médicos dentistas darem o seu contributo para a prevenção e tratamento de todas as formas de patologia periodontal”, desafia.

A EFP disponibiliza vários materiais para divulgar o Dia da Saúde Periodontal junto das populações, na sua página eletrónica, em www.efp.org/gum-disease-general-health/gum-health-day/.