A convite do ministro da Saúde guineense, Dionísio Cumba, o bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Miguel Pavão, representou esta semana, na Guiné-Bissau, a medicina dentária portuguesa no Congresso da Comunidade Médica de Língua Portuguesa.

Esta décima edição do congresso, organizado pela Comunidade Médica de Língua Portuguesa (CMLP), teve como tema a “Saúde lusófona no pós-pandemia”. Contou com a participação dos bastonários das ordens médicas dos países de língua portuguesa, assim como de diretores de faculdade de medicina e dirigentes políticos da área da saúde.

O encontro permitiu estreitar as relações entre a Comunidade Médica de Língua Portuguesa (CMLP) e a Associação Dentária Lusófona (ADL), com vista a aproximar a relação da saúde oral com a saúde geral.

O bastonário da OMD foi recebido na Embaixada de Portugal na Guiné-Bissau pelo Embaixador José Caroço, onde trocaram impressões com a delegação portuguesa, estando também presente o Embaixador de Espanha.

 

Eventos de saúde no Porto e Coimbra

Esta sexta-feira, 6 de maio de 2022, Miguel Pavão representou a Ordem dos Médicos Dentistas em dois eventos do setor da saúde com grande pertinência para a profissão.

A cidade do Porto acolheu o Fórum Nacional de Medicina – 1ª Sessão Pública, tendo a Ordem dos Médicos Dentistas estado representada pelo bastonário Miguel Pavão.

Este evento, organizado por três entidades, a Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM), o Conselho das Escolas Médicas Portuguesas (CEMP) e a Ordem dos Médicos, debateu assuntos relativos à formação médica pré e pós-graduada, assim como o impacto desta na restante sociedade, especialmente no que toca à prestação de cuidados de saúde em Portugal.

O encontro teve lugar no Salão Nobre da Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos.

A cidade de Coimbra voltou a receber a Reunião Anual de Medicina Dentária e Estomatologia de Coimbra (RAMDEC), realizada todos os anos pelo departamento de Medicina Dentária da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, que regressou ao formato presencial, após dois anos em formato online.

Esta 31ª edição do RAMDEC tem como tema “Reabilitação Oral: Uma Abordagem Multidisciplinar” e decorre nos dias 6 e 7 de maio no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra.

Agenda institucional do bastonário

Desde o início do mandato, em julho de 2022, que está disponível publicamente o registo da atividade institucional do bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Miguel Pavão.

Consulte a agenda institucional do bastonário.